Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Filipe, Temer e Schulz no funeral de Mário Soares

O funeral de Mário Soares, que se realiza às 15:30, vai contar com a presença de vários chefes de Estado e de Governo, entre os quais o rei de Espanha, Filipe VI, e o presidente do Brasil, Michel Temer.

10 de Janeiro de 2017 às 09:15
  • 11
  • ...
O funeral de Mário Soares, que se realiza esta tarde em Lisboa, vai contar com a presença do chefe de Estado de Espanha, Filipe VI, e do presidente do Brasil, Michel Temer. Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, também estará presente, enquanto o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai fazer-se representar pelo comissário Carlos Moedas. O funeral contará ainda com a presença de vários governantes de países africanos de língua portuguesa.

O Presidente da República vai receber, em audiência, Martin Schulz, às 10:30, Michel Temer às 11:00 e Filipe VI às 11:30. Ao meio-dia, Marcelo Rebelo de Sousa receberá os restantes individualidades estrangeiras que vão marcar presença no funeral de Mário Soares, cuja urna estará em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos entre as 8:00 e as 11:00.

Marcarão ainda presença no funeral de Mário Soares o presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros  de Cuba, Marcelino Medina González, bem como o ministro das Relações Externas e da Cooperação de Espanha, Alfonso Dastis. Fernando da Piedade Dias dos Santos, presidente da Assembleia Nacional angolana, vai representar o país nas cerimónias fúnebres.

O ex-primeiro-ministro espanhol, Felipe González, também vai ao funeral de Mário Soares, bem como Lionel Jospin, que foi primeiro-ministro de França, e o ex-presidente do Brasil José Sarney.  O ex-presidente da Comissão Europeia Jacques Santer também estará presente.

A sessão evocativa de homenagem a Mário Soares começa às 13:00 no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, e terá a duração de cerca de uma hora e meia, escreveu a Lusa. A cerimónia será preenchida por diversos momentos musicais, com o hino nacional a abrir e a terminar, e vai contar com a intervenção dos filhos, João e Isabel Soares. Será também transmitida uma intervenção áudio de Maria Barroso, a mulher de Mário Soares, falecida no ano passado.

Será depois transmitido o vídeo de cerca de 10 minutos em que António Costa – que estará ausente do funeral por estar em viagem à Índia – vai homenagear Mário Soares. Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, também vai usar da palavra. A última intervenção na cerimónia nos Jerónimos caberá a Marcelo Rebelo de Sousa.

O cortejo fúnebre encaminha-se depois para o cemitério dos Prazeres, fazendo, pelo caminho, breves paragens em frente à Assembleia da República, à Fundação Mário Soares e à sede nacional do PS, no Largo do Rato. A urna de Mário Soares deverá chegar aos Prazeres às 15:30, hora em que começa o funeral com honras de Estado. Quando a bandeira que cobre a urna de Soares for recolhida, um navio da Armada estacionado no Tejo vai disparar uma salva de 21 tiros.
Ver comentários
Saber mais Mário Soares funeral Mosteiro dos Jerónimos Lisboa Michel Temer Filipe VI Martin Schulz
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio