Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eleições directas no PS agendadas para 21 de Novembro e congresso para 29 e 30

A secretária-geral do PS em exercício, Maria de Belém, anunciou esta segunda-feira, 6 de Outubro, que as eleições directas para a liderança socialista realizam-se no dia 21 de Novembro e o congresso nacional uma semana depois no Parque das Nações em Lisboa.

06 de Outubro de 2014 às 19:36
  • 5
  • ...

Maria de Belém, presidente do PS, anunciou as datas de 29 e 30 de Novembro para a realização do congresso nacional, que decorrerá na Feira Internacional de Lisboa (FIL), após uma reunião do Secretariado Nacional deste partido.

 

No dia 21 de Novembro, em simultâneo com a eleição do secretário-geral do PS por voto directo, os militantes socialistas elegerão também os delegados ao congresso nacional.

 

O regulamento e o calendário das eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS e para a realização do congresso serão objecto de aprovação numa reunião da Comissão Nacional do PS, já marcada para o próximo dia 14.

 

De acordo com o calendário que foi apresentado por Maria de Belém Roseira, poderão votar nas eleições de delegados e nas directas para a liderança os militantes que tiverem as quotas pagas até ao próximo dia 21.

 

O prazo para a entrega de candidaturas ao cargo de secretário-geral e as respectivas moções de orientação estratégica decorrerá até ao dia 6 de Novembro.

 

Interrogada sobre o motivo de o próximo congresso do PS durar apenas dois e não três dias como é habitual, a presidente dos socialistas apresentou razões de ordem económica.

 

"Como o congresso vai ser realizado em Lisboa - há muitos anos que não havia aqui um congresso [do PS] -, pretendeu evitar-se que as pessoas tivessem mais uma noite fora de casa com uma despesa acrescida. Todos sabemos que, neste momento, a situação das famílias portuguesas não é muito folgada", alegou.

 

Segundo Maria de Belém, procurou "garantir-se o funcionamento regular de um momento tão importante, como é o caso do congresso do PS, com o menor sacrifício possível do ponto de vista financeiro para as pessoas".

 

"Isto também faz parte da linha geral da preocupação com o conforto, com a comodidade e com a eficácia dos actos", acrescentou. 

Ver comentários
Saber mais Maria de Belém PS Secretariado Nacional Comissão Nacional do PS política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio