Notícia
António Costa com quase 70% dos votos nas primárias do PS
Os resultados provisórios apontam para uma vitória expressiva de António Costa nas primárias do PS: 68,9% dos votos.
António Costa é o vencedor das primárias do Partido Socialista. De acordo com os dados provisórios, o actual presidente da Câmara de Lisboa conta com 68,9% dos votos já apurados. Perante a previsível vitória expressiva, António José Seguro apresentou já a demissão do cargo de secretário-geral do PS.
Apuradas três das 23 Federações, 75 dos 310 Concelhos e 137 das 619 Secções, António Costa leva vantagem sobre António José Seguro. António Costa obtém, até ao momento, 68,9% dos votos contra 30,5% do seu adversário que, de resto, já reconheceu a derrota nas primárias do PS.
É em Lisboa, nos Açores e em Évora, respectivamente, que António Costa obtém as votações mais expressivas, acima de 80% nos dois primeiros e dos 70% em Évora. António José Seguro vence apenas no Baixo Alentejo e na Guarda onde obtém 74,1% e 60% dos votos, respectivamente.
Os números são ainda provisórios mas o resultado é já revelador da preferência dos militantes e simpatizantes que votaram nestas eleições primárias com vista à escolha do candidato do PS às Legislativas. Isso mesmo já foi reconhecido por Seguro que anunciou a decisão de se demitir do cargo de secretário-geral do PS.
Um quarto abstém-se
Segundo os dados da comissão eleitoral do PS, considerando os votos já apurados regista-se uma abstenção de 26,97%. Ou seja, pouco mais de um quarto dos que se inscreveram para participarem nestas eleições primárias não exerceram o direito de voto para a escolha do candidato do PS às Legislativas.