Notícia
Belém analisa composição do Governo de António Costa
A lista de ministros de António Costa já foi enviada para a Presidência da República, confirmou ao Negócios o gabinete de comunicação do Palácio de Belém. A composição do novo Governo está agora a ser analisada por Cavaco Silva e não deverão ocorrer mais desenvolvimentos esta terça-feira.
A Presidência da República confirma que, à mesa de Aníbal Cavaco Silva, já chegou a lista de ministros que António Costa quer ter no seu Governo. "A proposta de composição do Governo já foi recebida na Presidência da República", responde ao Negócios a assessoria para a comunicação social do Palácio de Belém, confirmando uma notícia avançada pela SIC Notícias.
Perto das 19:00, fonte de Belém avançou à Lusa que a lista do XXI Governo Constitucional está "em análise" pelo Presidente da República. Segundo a mesma fonte, não é previsível que hoje existam mais desenvolvimentos sobre a formação do novo Governo.
António Costa foi recebido esta terça-feira, 24 de Novembro, pelo Chefe de Estado que, depois disso, "decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para primeiro-ministro".
A TSF adiantou a lista completa dos membros do Governo PS, que será composta por 17 ministros, e que entretanto já foi dirigida a Cavaco Silva. Na composição, além do primeiro-ministro, destaca-se a já esperada escolha de Mário Centeno para ministro das Finanças. Manuel Caldeira Cabral ficará com a pasta da Economia e Vieira da Silva regressa a responsável pela Segurança Social. Ainda não há uma lista oficial.
Pela frente, haverá desafios e obstáculos para o Executivo de Costa, que entra em funções depois de empossado, nomeadamente o cumprimento das suas propostas eleitorais e dos acordos com os partidos à esquerda (que asseguram a aprovação parlamentar).
Entretanto, e depois de tomar posse, António Costa tem de submeter o seu programa no Parlamento (acto em que caiu o Executivo de Pedro Passos Coelho).
A entrega da lista de governantes em Belém ocorre depois do presidente socialista ter dito que o objectivo era que houvesse condições para que a tomada de posse do Governo tivesse lugar ainda esta semana. "Espero que ainda esta semana o Governo possa tomar posse, na próxima semana o programa do Governo venha a ser aprovado nesta Assembleia e um Governo de pleno direito possa dar início a um virar de página", disse Carlos César aos jornalistas.
A lista avançada pela TSF conta com 17 ministros. Ainda não foi alvo de confirmação oficial por parte nem do PS nem da Presidência da República.
Primeiro-ministro - António Costa
Ministro das Finanças - Mário Centeno
Ministro Adjunto - Eduardo Cabrita
Ministro dos Negócios Estrangeiros - Augusto Santos Silva
Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa - Mª Manuel Leitão Marques
Ministra da Justiça - Francisca Van Dunem
Ministra da Administração Interna - Constança Urbano de Sousa
Ministro da Defesa - Azeredo Lopes
Ministro do Planeamento e Infraestruturas - Pedro Marques
Ministro da Economia - Manuel Caldeira Cabral
Ministro da Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - José António Vieira da Silva
Ministro da Saúde - Adalberto Campos Fernandes
Ministro da Educação - Tiago Brandão Rodrigues
Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Manuel Heitor
Ministro do Ambiente - João Pedro Matos Fernandes
Ministro da Agricultura - Capoulas Santos
Ministra do Mar - Ana Paula Vitorino
Ministro da Cultura - João Soares
(Notícia actualizada com mais informações pelas 19:42)