Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão Europeia destaca sinais “encorajadores” da economia portuguesa

A Comissão Europeia considerou “encorajadores” os dados económicos relativos a Portugal e elogiou os “passos importantes” que têm sido dados no sentido de implementar as reformas previstas no programa português.

Reuters
04 de Setembro de 2013 às 14:13
  • 34
  • ...

A Comissão Europeia, elogiou a implementação das reformas previstas em Portugal, apesar do ambiente desafiante, durante a reunião que teve com Paulo Portas e Maria Luís Albuquerque em Bruxelas. Ao mesmo tempo, salientou a importância de continuar a cumprir com o programa de ajustamento.

 

“Portugal deu passos importantes” no seu programa de reformas num “ambiente muito adverso e desafiante”, Pia Hansen, porta-voz de José Manuel Durão Barroso, depois de um encontro entre o presidente da Comissão, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

 

O Eurostat divulgou a segunda leitura dos dados do crescimento económico da Zona Euro que confirmaram um crescimento de 1,1% da economia portuguesa no segundo trimestre. Na semana passada, o mesmo organismo disse que o desemprego desceu em Portugal para 16,5%, no mês de Julho.

 

Apesar do contexto “desafiante e adverso”, Bruxelas destacou os “sinais encorajadores” dados pela economia nacional, referindo “a queda do desemprego, apesar de a situação social ser obviamente difícil e de continuarem a serem precisas mais medidas.”

 

Na terça-feira, Paulo Portas escusou-se a adiantar o conteúdo do encontro com o presidente da Comissão Europeia. Já o porta-voz, Pia Hansen, avançou que o encontro com o vice-primeiro-ministro e a ministra das Finanças serviu para "trocar pontos de vista sobre a situação económica de Portugal e a implementação do programa de assistência financeira", refere a Lusa.

 

Bruxelas "destacou a importância de continuar a ser implementado o programa de ajustamento" e de apostar nas reformas estruturais, que são "a melhor forma de conseguir um crescimento de longo prazo e sustentado", acrescenta a Lusa. "Portugal já deu passos significativos [na execução do programa] num ambiente que é difícil, mas que é essencial para recuperar a confiança internacional e dos investidores, isso é crítico para conseguir regressar aos mercados no próximo ano", acrescentou a porta-voz.

Ver comentários
Saber mais Durão Barroso Comissão Europeia Bruxelas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio