Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aximage: Para 88% dos portugueses Marcelo tem actuado "bem" como Presidente

Ao cabo de um mês no mais alto cargo político da República portuguesa, 87,9% dos inquiridos pela Aximage consideram que Marcelo Rebelo de Sousa tem tido uma boa actuação como Presidente. Só 6,2% avaliam negativamente Marcelo.

Bruno Simão
08 de Abril de 2016 às 23:35
  • 2
  • ...

Habituado enquanto comentador a, durante longos anos, atribuir notas a alunos e aos mais variados intervenientes políticos e mediáticos, Marcelo Rebelo de Sousa é avaliado, ao fim de quase um mês como Presidente da República, com uma nota de 18,1. Este sábado assinala precisamente o primeiro mês de Marcelo como Presidente.

 

Esta nota decorre da transposição da avaliação feita pelos inquiridos pela Aximage à actuação de Marcelo Rebelo de Sousa nos primeiros dias no Palácio de Belém. Empossado Presidente em 9 de Março, o estudo feito pela Aximage entre 2 e 3 de Abril deste mês mostra que 87,9% dos inquiridos consideram que Marcelo tem actuado "bem".

 

Apenas 6,2% dos que responderam ao questionário classificam como "mau" o desempenho do Presidente e 1,5% ficam-se pelo "assim-assim". 4,4% não têm opinião. 

Desde que assumiu o cargo de Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa tem vivido dias intensos, a começar pelos três dias de cerimónias da tomada de posse. Desde a promulgação do Orçamento do Estado para 2016, à visita ao Vaticano para uma audiência privada com o Papa Francisco, com passagem por Madrid com direito a jantar no Palácio Real da Zarzuela, com os reis de Espanha, passando pelo primeiro Conselho de Estado deste novo mandato presidencial, marcado pela inédita participação de dois convidados não-conselheiros - Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), e Carlos Costa, governador do Banco de Portugal - estes dias têm sido agitados para Marcelo. 

No dia da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, a Aximage divulgou uma sondagem em que os portugueses antecipavam de forma esmagadora que o mandato presidencial do novo Presidente seria melhor do que os 10 anos cumpridos por Cavaco Silva em Belém. Nesse dia zero do Presidente Marcelo, 88,7% dos inquiridos apostavam que "Marcelo vai ser melhor Presidente que Cavaco", enquanto somente 1,9% antecipavam que "vai ser pior".

FICHA TÉCNICA Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 601 entrevistas efectivas: 289 a homens e 312 a mulheres; 59 no Interior Norte Centro, 84 no Litoral Norte, 102 na Área Metropolitana do Porto, 121 no Litoral Centro, 163 na Área Metropolitana de Lisboa e 72 no Sul e Ilhas; 104 em aldeias, 158 em vilas e 339 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 2 e 3 de Abril de 2016, com uma taxa de resposta de 85,7%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 601 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República Palácio de Belém Orçamento do Estado Conselho de Estado Cavaco Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio