Notícia
Marcelo mostra áreas reservadas do Palácio de Belém aos portugueses
Marcelo tomou posse na quarta-feira, ontem recebeu o corpo diplomático e hoje está no Porto. Este sábado dedica todo o dia a mostrar o Palácio de Belém aos portugueses.
O Presidente da República decidiu abrir o Palácio de Belém e o Museu da Presidência a todos os portugueses que se queiram deslocar ao local no próximo sábado.
A iniciativa foi divulgada pela Presidência da República, numa nota à comunicação social enviada pelas 3:00 desta sexta-feira.
"O Palácio de Belém e o Museu da Presidência estarão abertos no sábado, dia 12 de Março entre as 10:00 e as 17:30. O Presidente da República estará presente e receberá os visitantes, que terão oportunidade de conhecer o seu exterior e o interior, tendo acesso a áreas reservadas que normalmente estão vedadas ao público, como o gabinete de trabalho do Presidente", refere a nota.
A iniciativa acontece no quarto dia de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. A tomada de posse decorreu na quarta-feira, ontem o Presidente dedicou o dia a receber o corpo diplomático e a conhecer os funcionários em Belém. Esta sexta-feira o Presidente tem vários eventos no Porto e amanhã será então o dia de receber os portugueses que queiram conhecer melhor o Palácio de Belém e o novo Presidente.
A agenda dos eventos de sábado está bem preenchida. Arranca às 10:00 com a abertura dos portões e decorre até às 17:00, quando a última das bandas faz a actuação na Varanda do Jardim da Cascata. A entrade é livre.
10:00 - Abertura dos portões da entrada principal do Palácio de Belém para os visitantes que pretendam assistir à cerimónia na Varanda.
Rampa do Pátio dos Bichos, Jardim Grande.
10:20 – 10:40 - Actuação da Banda da Armada. Varanda do Palácio de Belém
10:45 Saída do Esquadrão Presidencial e Banda da GNR do Páteo das Equipagens em direcção ao exterior do Palácio.
10:50 Integração do Estandarte Nacional com escolta.
10:55 Chegada de Sua Excelência o Presidente da República ao Palácio de Belém. Exterior, frente ao Palácio (Guarda de Honra encontra-se em "perfilar-arma")
À chegada ao ponto de continência é tocado o "Hino Nacional".
De seguida o Presidente da República entra na porta principal do Palácio de Belém.
11:10 Na Varanda do Palácio, o terno de clarins anuncia o início do 1.º Render Solene da Guarda ao Palácio Nacional de Belém a Sua Excelência o Presidente da República e executa o tema "Entradas Regias".
11:11 A Guarda que vai ser rendida sai do Palácio precedida pela Fanfarra da Guarda Nacional Republicana, que executa o tema "Venaus" de Lorenzo Pusceddu.
11:13 A Guarda que rende, aproxima-se do Palácio precedida pela Banda de Música, que executa o tema "Europa Mars" de Robert Allmend.
11.17 Com as duas Guardas em "perfilar-arma" a Banda executa o "Toque de Presidente".
11.18 Após o "Toque de Presidente" e com as duas Guardas em "apresentar-arma", a Banda executa o "Hino Nacional".
11:20 Os comandantes das Guardas deslocam-se ao centro, cumprimentam-se e transmitem as ordens.
11:23 O turno de sentinelas que vai entrar de serviço, destaca-se e vai render o turno de sentinelas que está de serviço no Palácio, a Banda executa "Wellington March" de W.
11:28 Chegada da Escolta a Cavalo ao cavaleiro portador das palavras de código para a Guarda, designadas por Santo-e-Senha, precedida pela Charanga a Cavalo. O cavaleiro portador do Santo-e-Senha vai entrar no Palácio para fazer a sua entrega, enquanto no exterior aguardam a Escolta e a Charanga.
11:33 Brinco da Banda e da Fanfarra da Guarda Nacional Republicana brindam o público presente, executando como tema central: "Derby Day" de Robert Farnon, precedido e seguido por "Trombones Triunfantes" de Don Keller.
11.43 Horas Saída do cavaleiro portador do Santo-e-Senha do interior do Palácio, que, juntamente com a sua Escolta e a Charanga, abandonam o local da cerimónia em direcção à Unidade de Segurança e Honras de Estado.
11.45 Saída do turno de sentinelas rendidas do Palácio e integração na respectiva Guarda, ao som do tema "Coronel Rodrigues Coelho" de Francisco Feliciano Florentino.
11:47 Cumprimentos de despedida pelos comandantes da Guarda. A Guarda rendida desfila e presta continência à Guarda que inicia o serviço, ao som do tema "Sunny Days" de Geert Flik.
11:50 A Guarda que inicia o serviço e a Banda marcham rumo ao interior do Palácio, ao som do tema "Bajo La Doble Águila" de Josef Franz Wagner.
11:55 Fim da cerimónia do Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém.
12:30 – 13.00 Actuação da Banda da Armada. Varanda do Palácio de Belém
14:00 – 14:30 Actuação da Banda do Exército. Varanda do Jardim da Cascata
15:00 – 15:30 Actuação da Banda do Exército. Varanda do Jardim da Cascata
16:00 – 16:30 Actuação da Banda da Força Aérea. Varanda do Jardim da Cascata
17:00 – 17:30 Actuação da Banda da Força Aérea. Varanda do Jardim da Cascata
O primeiro dia de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República foi assim: