Notícia
BCE mantém taxa de juro da Zona Euro em 0,25%
O Banco Central Europeu manteve a taxa de juro de referência da Zona Euro no mínimo histórico de 0,25%. Os investidores aguardam agora pela conferência de imprensa do presidente da autoridade, que pode acompanhar aqui em directo.
O BCE anunciou a manutenção da taxa de juro de referência para a Zona Euro em 0,25%, o que corresponde ao valor mais baixo de sempre praticado por esta autoridade monetária. A taxa de juro da Zona Euro encontra-se a este nível desde Julho de 2013, último mês que o BCE anunciou uma descida do preço do dinheiro para a região.
Os investidores estão agora expectantes em relação às palavras do presidente da autoridade monetária, Mario Draghi. Na conferência de imprensa, agenda para as 13h30 (e que pode ser acompanhada em directo), o responsável deverá deixar algumas pistas sobre o que é que o BCE poderá fazer nos próximos tempos.
Mario Draghi já reiterou por diversas vezes que a autoridade está pronto "para tomar medidas adicionais de política monetária" para combater o risco de deflação. Mas os últimos dados conhecidos aumentaram a especulação em torno da necessidade do BCE actuar. A taxa de inflação caiu para 0,5% em Março, o que aumentou os receios dos investidores em torno da contínua descida da taxa.
O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, pronunciou-se sobre este assunto esta semana, afastando o cenário de deflação. "Acreditamos que o valor baixo de Março [0,5%, segundo o Eurostat] será corrigido por um valor mais alto em Abril", afirmou Vítor Constâncio, vice-presidente da autoridade monetária que idealiza uma taxa de inflação abaixo, mas perto, de 2%. "Não vemos quaisquer perspectivas de deflação, nem esperamos, de todo, que esta situação de baixa inflação leve à deflação", acrescentou o responsável. A declaração reforçou a expectativa dos economistas de que não haverá esta quinta-feira novo corte da taxa de juro nem outras medidas de estímulo.