Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE mantém taxa de juro da Zona Euro em 0,25%

O Banco Central Europeu manteve a taxa de juro de referência da Zona Euro no mínimo histórico de 0,25%. Os investidores aguardam agora pela conferência de imprensa do presidente da autoridade, que pode acompanhar aqui em directo.

ECB Keeps Rates Unchanged Even After Inflation
03 de Abril de 2014 às 12:45
  • ...

O BCE anunciou a manutenção da taxa de juro de referência para a Zona Euro em 0,25%, o que corresponde ao valor mais baixo de sempre praticado por esta autoridade monetária. A taxa de juro da Zona Euro encontra-se a este nível desde Julho de 2013, último mês que o BCE anunciou uma descida do preço do dinheiro para a região.

 

Os investidores estão agora expectantes em relação às palavras do presidente da autoridade monetária, Mario Draghi. Na conferência de imprensa, agenda para as 13h30 (e que pode ser acompanhada em directo), o responsável deverá deixar algumas pistas sobre o que é que o BCE poderá fazer nos próximos tempos.

 

Mario Draghi já reiterou por diversas vezes que a autoridade está pronto "para tomar medidas adicionais de política monetária" para combater o risco de deflação. Mas os últimos dados conhecidos aumentaram a especulação em torno da necessidade do BCE actuar. A taxa de inflação caiu para 0,5% em Março, o que aumentou os receios dos investidores em torno da contínua descida da taxa.

 

O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, pronunciou-se sobre este assunto esta semana, afastando o cenário de deflação. "Acreditamos que o valor baixo de Março [0,5%, segundo o Eurostat] será corrigido por um valor mais alto em Abril", afirmou Vítor Constâncio, vice-presidente da autoridade monetária que idealiza uma taxa de inflação abaixo, mas perto, de 2%. "Não vemos quaisquer perspectivas de deflação, nem esperamos, de todo, que esta situação de baixa inflação leve à deflação", acrescentou o responsável. A declaração reforçou a expectativa dos economistas de que não haverá esta quinta-feira novo corte da taxa de juro nem outras medidas de estímulo.

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi BCE Zona Euro Vítor Constâncio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio