Notícia
Constâncio afasta cenário de deflação na Zona Euro
Vice-presidente do Banco Central Europeu acredita que a recuperação económica da região vai impulsionar os preços, apesar de salientar que as perspectivas para a inflação preocupam.
Vítor Constâncio mostrou-se preocupado com a evolução da inflação na Zona Euro, mas afastou o cenário de deflação total (queda continuada dos preços no consumidor), pois perspectiva que a recuperação económica da região vai impulsionar os preços no consumidor.
“As perspectivas para a inflação são uma fonte de preocupação”, admitiu o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) durante uma conferência de imprensa ontem em Atenas. De acordo com a Bloomberg, Constâncio afirmou que se a “recuperação da economia se consolidar”, estas preocupações diminuem.
As declarações de Constâncio surgem depois de na segunda-feira o Eurostat ter revelado que o índice de preços no consumidor (IPC) aumentou 0,5% em Março, o que representa um mínimo de quatro anos. E surgem antes da reunião do BCE, que decorre amanhã em Frankfurt.
“Esperamos que o valor baixo de Março seja corrigido para um registo mais elevado em Abril”, afirmou Constâncio, acrescentando que “não antecipamos um cenário de deflação”.
Apesar de afastar o cenário de deflação, Constâncio alertou que a recuperação económica da região ainda permanece vulnerável a impactos negativos externos à Zona Euro e que a inflação poderá permanecer baixa por um período longo.