Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Inglaterra mantém juros e programa de compra de obrigações inalterado

A autoridade monetária do Reino Unido manteve a taxa de juro e o programa de compra de obrigações inalterado, tal como era esperado pelos economistas, numa altura em que a economia dá sinais de que está a recuperar.

Bloomberg
10 de Outubro de 2013 às 13:40
  • 2
  • ...

O Banco de Inglaterra (BoE) manteve a taxa de juro referência inalterada nos 0,5%, assim como o montante do programa de compra de obrigações: 375 mil milhões de libras esterlinas (443,4 mil milhões de euros).

 

A decisão tomada pela Comité de Política Monetária ficou em linha com o esperado pelos economistas, que apontavam para a manutenção da política monetária no Reino Unido. Em Agosto, o banco anunciou que vai manter a taxa de juro no nível actual até à segunda metade de 2016.

 

A decisão foi tomada em unanimidade pelos nove membros da comissão liderada por Mark Carney, antigo governador do banco central do Canadá e actual líder do BoE. Os sinais de recuperação económica levaram a equipa a afastar os receios de que a economia necessite de mais estímulos ao crescimento.

 

“Os dados mais recentes são favoráveis mas [a recuperação] é uma maratona, não um sprint”, afirmou o economista do Scotiabank, Alan Clarke, à Bloomberg.

 

Actualmente, a taxa de desemprego do Reino Unido encontra-se nos 7,7%, segundo os dados divulgados em Setembro e citados pela BBC. Um nível que tem vindo a recuar desde o máximo de 8,3% alcançado no final de 2011. 

Ver comentários
Saber mais Banco de Inglaterra BoE Comité de Política Monetária Reino Unido Mark Carney
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio