No Mastercard Innovation Forum realizado em Lisboa sob o tema "Innovating the Future Together", a Mastercard reforçou o seu compromisso com a inovação, destacando a inteligência artificial (IA) e a segurança como elementos centrais na sua estratégia, demonstrando aos parceiros e clientes como estas tecnologias emergentes podem gerar valor para a economia.
Com 100 patentes em IA, a Mastercard revela como estas tecnologias estão a ser utilizadas para otimizar transações, proteger dados e melhorar a experiência do cliente, com Maria Antónia Saldanha, responsável máxima da empresa em Portugal, a sublinhar o foco na ciber-resiliência: "A segurança está na base de tudo o que fazemos." Esta responsável destacou ainda a abertura do Centro Europeu de Ciber-Resiliência em Bruxelas, que representa um passo crucial na estratégia da empresa de serviços financeiros, uma vez que dará um contributo importante para ajudar as empresas a manterem-se à frente das ameaças digitais e a protegerem de forma mais eficiente os dados dos seus clientes.
A colaboração e a cocriação foram outros temas-chave do evento. A Mastercard defende um ambiente de inovação partilhada, em que parceiros tecnológicos possam cooperar para acelerar o desenvolvimento de soluções que tornem os pagamentos mais simples, rápidos e seguros e acompanhem o ritmo acelerado da inovação.
Aceleração tecnológica
A velocidade das inovações tecnológicas foi destacada por Tom Harris, SVP de Transformação Digital na Mastercard Foundry, que prevê uma taxa de mudança quatro vezes mais rápida até 2040. A IA, combinada com a computação quântica, tenderá a revolucionar o setor, ao permitir maior capacidade de processamento e análise de dados. O responsável alertou ainda que 85% das competências tecnológicas necessárias em 2030 ainda não existem, sublinhando a necessidade de adaptação contínua e ágil por parte das empresas. Tom Harris falou sobre a necessidade de medir o impacto das inovações tecnológicas, citando Peter Drucker: "O que não conseguimos medir, não conseguimos gerir." Com o auxílio da IA, a Mastercard garante estar no caminho certo para revolucionar o mercado, tornando o comércio mais inteligente, personalizado, seguro e moldável ao rápido ritmo das mudanças tecnológicas. A Mastercard “tem um catálogo de produtos que vai ajudar as empresas a colaborarem mais, com recurso à IA, e a tornarem essa comunicação e desenvolvimento mais eficiente e mais rápido”, confirma Tom Harris.
Futuro mais seguro e colaborativo
A Mastercard apresentou soluções que simplificam o processo de pagamento para consumidores e empresas. Uma das inovações destacadas foi o Click-to-Pay, que permite aos utilizadores registar os seus dados de pagamento uma única vez, sem necessidade de reintroduzi-los em compras futuras. Esta funcionalidade, prevista para ser lançada em Portugal no início do próximo ano, visa não só aumentar a comodidade, mas também reforçar a segurança nas transações online.
O evento deu ainda palco a projetos desenvolvidos com parceiros em vários setores de mercado, mostrando que o impacto da tecnologia Mastercard vai além do comércio digital. O projeto português de desmaterialização de bilhética nos transportes públicos, em parceria com a Ubirider e o Grupo Barraqueiro, foi um deles. Através de um sistema conjunto de pagamentos contactless, a empresa já facilita o pagamento de viagens em cidades como Faro, Évora, Beja, Cascais e na Ilha Terceira, nos Açores, sendo este um projeto que não só acelera o processo de compra como também encerra um contexto de melhor gestão de frotas e de sustentabilidade.
No setor do turismo, a Mastercard instalou em Espanha um hub global que apoia governos, agências do setor público e organizações de gestão de destinos com o objetivo de criar uma indústria de turismo mais sustentável, inclusiva e resiliente. O objetivo, diz Paloma Real, presidente da divisão da Mastercard para a Europa Ocidental, é “apoiar o desenvolvimento sustentável do turismo e proporcionar aos turistas experiências mais positivas”. Por exemplo, em Málaga, a Mastercard estabeleceu uma parceria com a Mabrian para desenvolver uma plataforma baseada em inteligência artificial (IA) que recolhe e analisa dados agregados sobre o mercado e o turismo, entre outros. Estes dados são disponibilizados às pequenas e médias empresas (PME) do setor turístico, permitindo-lhes adaptar-se de forma mais eficaz às necessidades dos visitantes.