Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump: "A União Europeia é um inimigo" dos EUA

Instado a nomear o maior inimigo dos EUA e nível global, Donald Trump identificou a União Europeia.

15 de Julho de 2018 às 17:03
  • ...

Donald Trump foi questionado numa entrevista à CBS sobre qual considerava ser nesta altura o maior inimigo dos Estados Unidos a nível global.

 

A resposta do presidente dos EUA não deixa de surpreender: "Penso que temos muitos inimigos. Penso que a União Europeia é um inimigo, devido ao que nos fazem no comércio. Não pensaria na União Europeia, mas eles são um inimigo".

 

As declarações de Trump na entrevista à CBS durante a sua visita à Escócia, surgem depois de uma tensa cimeira da NATO, onde o presidente dos EUA criticou os aliados. E depois de um encontro com Theresa May, onde deixou à líder britânica a sugestão para não negociar o Brexit e optar por processar a União Europeia.

 

"Respeito os líderes desses países. Mas, no que ao comércio diz respeito, têm-se aproveitado de nós e muito destes países estão na NATO e não pagam as contas", acrescentou Trump.

 

A Alemanha tem sido um dos principais alvos das críticas de Trump, que na entrevista à CBS volta a apontar à maior economia europeia devido às ligações à Rússia. "A Alemanha fez um acordo sobre um pipeline [para transporte de energia] com a Rússia. Vão ser pagos muitos milhares de milhões de dólares todos os anos em energia e eu digo que isso não é bom e não é justo", afirmou Trump, alegando que a Alemanha está a dar dinheiro a alguém com quem está a combater. "Há muita raiva por a Alemanha estar a pagar milhares de milhões de dólares à Rússia. Também penso que é muito mau para a Alemanha. Será que estão a levantar a bandeira branca", questionou.

 

A poucos dias da reunião com Putin, em Helsínquia, Trump também criticou a Rússia, incluindo o país no lote dos inimigos dos EUA, mas não de forma tão taxativa como a União Europeia. "Em alguns aspectos a Rússia é um inimigo", afirmou. Sobre o encontro com o líder russo, afirmou que "nada de mau" vai sair da reunião e "talvez aconteça alguma coisa positiva".         

 

Quanto à China, que foi alvo de um aumento de tarifas comerciais por parte dos EUA, Trump conclui que "é um inimigo económico".     

Ver comentários
Saber mais presidente dos EUA Donald Trump Theresa May Estados Unidos União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio