Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sanders vence no New Hampshire e já só falta ter um rival definido

Bernie Sanders já se autodeclarou vencedor das eleições primárias que decorreram esta terça-feira no estado do New Hampshire. Se o senador do Vermont surge como favorito, falta ainda saber quem será o candidato do centro com mais possibilidades, com Buttigieg a ganhar força e Biden a perder.

Reuters
12 de Fevereiro de 2020 às 14:34
  • ...

"Esta vitória aqui [no New Hampshire] é o início do fim para Donald Trump", proclamou já de madrugada Bernie Sanders, senador do Vermont que assim se autodeclarou vencedor da segunda etapa da corrida em curso com vista à nomeação de um candidato democrata para enfrentar o presidente Donald Trump nas presidenciais marcadas para novembro.


Com 264 das 301 circunscrições de voto já contabilizadas, Bernie Sanders segue com 25,8%, seguido de perto pelo ex-mayor de South Bent, Indiana, Pete Buttigieg, com 24,4%. Em terceiro está a senadora do Minnesota, Amy Klobuchar (19,8%), à frente da senadora do Massachusetts, Elizabeth Warren (9,3%), e do ex-vice-presidente Joe Biden (8,4%). Até ao momento, Sanders e Buttigieg elegeram o mesmo número de delegados (9).


Sanders surge cada vez mais como o favorito do campo mais à esquerda do Partido Democrático, superando nesta sub-competição interna Elizabeth Warren. Já Buttigieg ganha força como o candidato do centro moderado com melhores perspetivas de disputar a nomeação democrata, superiorizando-se a Biden e à surpreendente Klobuchar.


Note-se que há uma semana, Buttigieg venceu com alguma surpresa o "caucus" do Iowa, numa corrida disputada à míngua com Sanders. Ambos os candidatos pediram entretanto uma revisão parcial dos votos no Iowa depois dos problemas técnicos que atrasaram por largas horas a divulgação dos resultados.


Desta forma, enquanto Bernie Sanders se perfila para disputar com alguém o duelo final pela nomeação, falta saber quem será o seu rival democrata.


Pete Buttigieg, que tal como Sanders e Warren se apresenta como um candidato externo ao "establishment", tem vindo a conquistar terreno, beneficiando da perda de fôlego de Joe Biden.


Num discurso pacificador, Buttigieg deu os parabéns a Sanders pela vitória e rejeitou uma disputa dicotómica entre a "revolução" e o "status quo", considerando que "a maior parte dos americanos não se revê nessa lógica polarizadora".

A disputa no seio dos democratas passará a contar, a partir de 3 de março, com um nome de peso, o multimilionário Michael Bloomberg, antigo mayor de Nova Iorque.

Ver comentários
Saber mais Joe Biden Bernie Sanders Donald Trump Pete Buttigieg Amy Klobuchar Elizabeth Warren Partido Democrata EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio