Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confusão adia resultados das primárias democratas no Iowa

Foi adiada a divulgação dos resultados das primárias democratas no Iowa, o primeiro passo no caminho até à nomeação do candidato democrata que enfrentará Trump nas presidenciais de novembro. Sanders, Buttigieg e Warren terão tido boas votações.

Reuters
04 de Fevereiro de 2020 às 13:25
  • ...

Começaram mal as primárias do Partido Democrata. No arranque do processo que culminará com a nomeação do candidato democrata que disputará as presidenciais de novembro com o incumbente republicano, Donald Trump, gerou-se o caos durante a contagem dos votos, o que levou ao adiamento da divulgação dos resultados do "caucus" do Iowa, que, porém, deverão ser conhecidos ainda esta terça-feira.

O problema, refere a imprensa norte-americana, estará relacionado com uma aplicação eletrónica através da qual seria comunicada a votação em cada um dos locais de voto onde, esta segunda-feira, decorreu a eleição democrata. Responsáveis locais do Partido Democrata garantiram que a falha na aplicação não se deveu a nenhum ataque informático.

As falhas no sistema levaram a que muitos dos votos estejam a ser contabilizados manualmente, motivo que ajuda a explicar o atraso no anúncio da votação.

Os problemas técnicos detetados levaram vários dos candidatos democratas a reclamar vitória ou um bom resultado no Iowa, contudo não há dados oficiais. Pete Buttigieg foi o primeiro a reclamar vitória, de seguida foi a vez da equipa de Bernie Sanders adiantar números não oficiais que apontavam para uma vitória do senador do Estado de Vermont, para depois surgir ainda Amy Klobuchar a garantir ter tido uma votação robusta.

Já esta manhã, e mesmo sem recorrer a qualquer tipo de dados, Buttigieg insiste numa nota revelada pelo Washington Post que mostra este democrata a recolher 25% do apoio na segunda contagem. Já Sanders recorre a números recolhidos pela sua estrutura de campanha que o colocam na frente com 30% dos votos, seguido de Buttigieg (25%) e de Elizabeth Warren (21%).

Todavia, salienta o Politico, o vencedor terá mesmo sido o ex-vice-presidente norte-americano, Joe Biden que, de acordo com uma sondagem à boca das urnas, foi o candidato mais votado.

Foi um começo pouco ou nada auspicioso para as primárias democratas que, desde 1976, têm como tiro de partida o "caucus" no Iowa. O próprio processo eleitoral em causa é complexo e não é a primeira vez que regista problemas. Como recorda a comunicação social norte-americana, em 2012, nas primárias do Partido Republicano, Mitt Romney começou por ser anunciado vencedor para duas semanas depois ser corrigido o nome do candidato mais votado para Rick Santorum.

O eleitorado do estado do Iowa é sobretudo rural e branco e costuma servir como uma espécie de barómetro para perceber quem poderá ser o nomeado democrata para disputar as presidenciais. Os últimos quatro nomeados do Partido Democrata para disputar uma eleição presidenciais venceram o "caucus" do Iowa.

Depois do Iowa, os 11 candidatos democratas ainda na corrida vão disputar o New Hampshire na próxima semana e, já no final de fevereiro, o Nevada e a Carolina do Sul.

Biden e Sanders são apontados como os favoritos à nomeação, contudo também Warren, Buttigieg e a senadora do Minnesota, Amy Klobuchar têm possibilidades de vitória. Já a 3 de março acontece a Super Terça-Feira, com eleições a decorrerem em 15 estados. O processo terminará em meados de julho.

O que é o "caucus"

Trata-se de um sistema eleitoral bastante complexo em que há uma espécie de agrupamentos de eleitores distribuídos por escolas, pavilhões ou outros edifícios públicos (em 2020 o "caucus" do Iowa decorreu em 1.678 locais de voto).

Os conjuntos de eleitores reúnem-se em função do candidato que apoiam, sendo que os candidatos que registem menos de 15% são eliminados da disputa. Os eleitores de candidatos eliminados distribuem-se depois pelos candidatos ainda na corrida para uma segunda contagem em que o total de votos de cada concorrente é transposto em número de delegados, pelo que o vencedor é que elege mais delegados.

Por sua vez, estes delegados vão eleger o candidato democrata na convenção que encerra as primárias do partido, e que vai decorrer entre 13 e 16 de julho.

Ver comentários
Saber mais Iowa Bernie Sanders Partido Democrata Amy Klobuchar Pete Buttigieg Elizabeth Warren Joe Biden
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio