Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro indiano deverá sair reforçado das eleições

Concluído o processo eleitoral que durou seis semanas, foram conhecidos este domingo os resultados das sondagens à boca das urnas que dão um reforço da votação no partido do primeiro-ministro. Votos serão contados só na quinta-feira.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, que comanda os destinos de mais de 1,2 mil milhões de pessoas, ocupa a nona posição do ranking.
Bloomberg
19 de Maio de 2019 às 21:10
  • 2
  • ...

O nacionalista Narenda Modi deverá ser reeleito primeiro-ministro com um apoio ainda maior, contrariando assim as expectativas criadas, revelam sondagens feitas à boca das urnas, citadas pela agência Reuters. Modi estava pressionado pelo desemprego e pelo baixo preços dos produtos agrícolas e o principal partido da oposição parecia estar a ganhar terreno.

No entanto, a avaliar pelos resultados das sondagens feitas junto das urnas ao longo do processo eleitoral, que terminou este domingo ao fim de seis semanas, o seu partido sairá ainda mais reforçado. O Partido do Povo Indiano terá alcançado entre 339 e 365 lugares num Parlamento com 545 deputados, bem longe dos 77 a 108 lugares conseguidos pelo principal partido da oposição.

Para governar com maioria, são necessários 273 deputados. A formação de Modi tinha conseguido, em 2014, 336 lugares no Parlamento. Segundo as sondagens, que os analistas citados pelo El Pais advertem que não são muito fiáveis, o partido do primeiro-ministro consegue um bom resultado não só na região Norte, onde é especialmente popular, mas também no Este do país, onde os movimentos regionais são tradicionalmente fortes. Segundo a Reuters, apenas o Sul do país revelou maior resistência ao nacionalista hindu.

Concluído o processo de votação, que envolveu 1,1 milhões de centros eleitorais (para 900 milhões de eleitores), as urnas ficam agora a aguardar a contagem que se realizará na próxima quinta-feira, devendo os primeiros resultados provisórios ser divulgados por volta do meio-dia, refere o diário espanhol.

Ver comentários
Saber mais Índia Modi eleições sondagens primeiro-ministro votos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio