Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Indicador preferido de inflação da Fed abre caminho para corte de juros

O índice de preços com despesas no consumo pessoal (PCE) acelerou ligeiramente, ficando em linha com as expecativas. A leitura contribui para a esperada redução das taxas em setembro.

Will Oliver/Lusa-EPA
  • ...

O indicador preferido da Reserva Federal norte-americana (Fed) para a inflação - o índice de preços com despesas no consumo pessoal (PCE) - foi divulgado esta sexta-feira, tendo registado uma aceleração ligeira. Os dados são referentes ao mês de julho. Em cadeia, registou-se um aumento de 0,2%, e em relação ao mesmo período do ano passado, subiu 2,5%.  

Excluindo os preços voláteis dos produtos alimentares e da energia, o PCE subjacente também aumentou 0,2% em relação a julho, e subiu 2,6% em termos homólogos. 

Nos últimos dias, os decisores de política monetária do país, como o Presidente da Fed, Jerome Powell, mostraram-se confiantes de que a inflação está a regressar ao objetivo de 2% da Fed. Powell disse na semana passada que chegou a altura de o banco central reduzir a sua taxa diretora, confirmando as expectativas de que se começará a assistir a um alívio da política monetária no próximo mês e deixando clara a sua intenção de evitar um maior arrefecimento do mercado de trabalho.  

"O PCE de julho foi o que a Reserva Federal considerou mais importante, dando mais apoio a um corte de 25 pontos base em setembro", disse Tim McDonough, da Key Wealth, à Bloomberg. Referiu ainda que "todas as atenções estarão agora viradas para o relatório de agosto sobre o emprego, à medida que a Reserva Federal muda o seu foco da inflação para o mercado de trabalho." 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio