Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Houthis dizem que morreram cinco combatentes nos bombardeamentos aliados no Mar Vermelho

Os ataques aéreos dos Estados Unidos e do Reino Unido atingiram a capital do Iémen, Sanaa, e outras cidades controladas pelos rebeldes xiitas apoiados pelo Irão, como Hodeida e Saada, disse esta sexta-feira o canal de televisão houthi Al-Massirah.

Rebeldes houthis têm atacado alguns navios ao largo do Iémen. Estados Unidos juntaram aliados para reforçar segurança daquel rota comercial.
Mohamed Hossam/EPA
12 de Janeiro de 2024 às 09:47
  • ...
Os rebeldes huthis do Iémen, apoiados pelo Irão, anunciaram hoje que cinco combatentes foram mortos e seis ficaram feridos após os bombardeamentos dos Estados Unidos e do Reino Unido, em resposta aos ataques no Mar Vermelho.

O porta-voz militar dos houthis, Yahya Sarea, disse numa declaração transmitida pela televisão, em Sana, que os Estados Unidos e o Reino Unido lançaram um total de 73 ataques contra várias províncias controladas pelos huthis no Iémen, que mataram cinco membros e feriram outros seis.

O comando da Força Aérea dos Estados Unidos no Médio Oriente disse ter atingido mais de 60 alvos em 16 locais no Iémen, incluindo "bases de comando e controlo, depósitos de munições, sistemas de lançamento, instalações de produção e sistemas de radar de defesa aérea".

Os ataques aéreos atingiram a capital do Iémen, Sanaa, e outras cidades controladas pelos rebeldes xiitas apoiados pelo Irão, como Hodeida e Saada, disse o canal de televisão houthi Al-Massirah.

Entretanto, numa declaração conjunta, os 10 países envolvidos (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Bahrein, Canadá, Países Baixos, Dinamarca, Alemanha, Nova Zelândia e Coreia do Sul) observaram que o objetivo continua a ser "reduzir as tensões e restaurar a estabilidade no Mar Vermelho".

"Não hesitaremos em defender vidas e proteger o livre fluxo do comércio numa das rotas marítimas mais críticas do mundo face às ameaças contínuas", afirmaram.
Ver comentários
Saber mais Defesa Iémen Estados Unidos Reino Unido Mar Vermelho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio