Notícia
Explosões na capital turca fazem mais de 80 mortos
O número de mortes na dupla exposição em Ancara, capital turca, eleva-se a perto de 100.
Numa manifestação a favor da paz, duas explosões provocaram mais de 80 portos. Os primeiros números davam conta de pelo menos 30 pessoas mortos e 126 feridos. Mas novos dados elevam para 86 o número de vítimas mortais na sequência de uma dupla explosão que aconteceu este sábado, 10 de Outubro, junto à principal estação ferroviária da capital turca, Ancara.
Os jornais internacionais avançam que o número até pode ser mais elevado.
No local do ataque, onde deveria ter lugar um desfile a favor da paz, a polícia disparou para o ar para dispersar manifestantes em fúria que gritavam "polícias assassinos" e que se deveriam juntar aos restantes activistas esta tarde.
Footage shows moment of explosion at #Ankara peace rally http://t.co/vUatyJxsIL pic.twitter.com/4ATxaFakem
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) October 10, 2015
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan condenou o “ataque odioso” contra opositores do governo que deveriam participar num desfile a favor da paz em Ancara. “Condeno firmemente este ataque odioso contra a união e a paz do nosso país”, vincou Erdogan numa declaração divulgada na página da Internet da presidência turca.
A chefe da diplomacia europeia apelou à Turquia para que se "mantenha unida" contra os terroristas e outras ameaças. "O povo turco e todas as forças políticas devem manter-se unidos face aos terroristas e contra todos os que tentam desestabilizar o país, que enfrenta diversas ameaças", declarou Federica Mogherini num comunicado conjunto com o comissário para o alargamento da União Europeia, Johannes Hahn.
O secretário-geral da NATO Jens Stoltenberg também já condenou o ataque, que aconteceu algumas horas antes de um desfile a favor da paz, e reiterou a união da Aliança Atlântica contra o terrorismo.