Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Coreia do Sul disponível para conversações com Pyongyang sobre Jogos Olímpicos

Seul acedeu à disponibilidade demonstrada pelo líder norte-coreano e anunciou estar disposta a negociar com a Coreia do Norte a participação desta nos Jogos Olímpicos de Inverno que vão decorrer este ano na Coreia do Sul.

Reuters
02 de Janeiro de 2018 às 09:13
  • ...

A Coreia do Sul anunciou esta terça-feira, 2 de Janeiro, estar disponível para negociações com a Coreia do Norte sobre a participação de Pyongyang nos Jogos Olímpicos de Inverno que terão lugar na região sul-coreana de Pyeongchang (perto da fronteira com o vizinho do norte), no próximo mês de Fevereiro.

 

Esta disponibilidade demonstrada por Seul surge um dia depois de o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ter sugerido a realização de conversações por forma a garantir a participação da Coreia do Norte naquele evento desportivo.

 

O líder do regime ditatorial dinástico falou na importância de um "diálogo aberto" entre os dois países e considerou que os Jogos Olímpicos de Inverno podem ser uma "oportunidade histórica" para os dois países-vizinhos caminharem para uma relação bilateral pacífica.

 

No entanto, além da abertura visível no discurso feito no primeiro dia de 2018, Kim Jong-un reforçou a retórica ameaçadora em relação aos Estados Unidos, lembrando Washington de que 2017 foi o ano em que Pyongyang completou o seu programa nuclear e avisando que "o botão nuclear continua na minha secretária, não se trata de uma chantagem mas da realidade".

 

Seja como for, a proposta feita por Pyongyang foi bem recebida em Seul, que propôs a realização de negociações já no dia 9 de Janeiro. O ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-won, citado pela agência Reuters, sugere que dentro de uma semana delegações dos dois países se encontrem em Panmunjom, na zona desmilitarizada, junto à fronteira.

 

"Esperamos que o Sul e o Norte possam sentar-se frente a frente e discutir a participação de uma delegação da Coreia do Norte nos Jogos de Pyeongchang, assim como outras questões de interesse mútuo para o reforço dos laços entre as duas Coreias", acrescentou o ministro Cho Myoung-won.

 

Antes ainda das declarações deste ministro, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, mostrou-se receptivo à sugestão do seu homólogo norte-coreano, tendo dado indicações ao seu governo para rapidamente criar as condições necessárias à participação da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno.

 

A última vez em que foram realizadas conversações de alto nível entre dirigentes das duas Coreias foi em Dezembro de 2015, há mais de dois anos.


A confirmar-se a reaproximação entre Seul e Pyongyang, esta acontece depois de um ano muito marcado pela troca de ameaças entre o presidente americano, Donald Trump, e Kim Jong-un. Trump chegou mesmo a ameaçar destruir a Coreia do Norte, ameaça frequentemente também feita em sentido contrário pelo regime norte-coreano.

 

Já Pyongyang terá desenvolvido capacidade para incorporar ogivas nucleares em mísseis balísticos de longo alcance, o que permite ao regime norte-coreano efectivar a ameaça de atingir o território continental dos Estados Unidos. Para 2018, Pyongyang promete prosseguir o seu programa de armamento nuclear. Ao longo de 2017, a Coreia do Norte realizou vários lançamentos de mísseis, que chegaram a sobrevoar o Japão em pelo menos duas ocasiões.

Ver comentários
Saber mais Coreia do Norte Coreia do Sul Kim Jong-un Pyeongchang Jogos Olímpicos de Inverno Panmunjom Cho Myoung-won Donald Trump
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio