Notícia
Coreia do Norte falha mais um lançamento de míssil
Fontes militares sul-coreanas afirmaram que a Coreia do Norte disparou esta noite, já madrugada de sábado em Pyongyang, um míssil não identificado. O teste falhou, uma vez mais.
Este lançamento foi feito a norte de Pyongyang, em plena tensão entre o regime de Kim Jong-un e os EUA.
"A Coreia do Norte disparou um míssil não identificado a partir de um local em Bukchang, na província de Pyeongan do Sul, à primeira hora da manhã", informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, em comunicado divulgado pela agência noticiosa Yonhap.
No entanto, a tentativa de lançamento falhou uma vez mais, já que terá explodido pouco depois, avançou a Reuters citando fontes do governo norte-americano – informação essa que foi também confirmada pela Coreia do Sul.
As autoridades de Seul estão a analisar o tipo e a distância percorrida pelo projéctil.
A Coreia do Norte testa com frequência vários mísseis balísticos, apesar das proibições da Organização das Nações Unidas (ONU), como parte da sua vontade para desenvolver mísseis balísticos de longo alcance, capazes de atingir as zonas costeiras dos EUA.
Apesar de os testes com mísseis de curto alcance serem rotina, há uma forte preocupação junto da comunidade internacional com cada teste de míssil de alcance maior.
O disparo de hoje acontece num momento de particularmente elevada tensão. A Casa Branca tem assumido uma posição dura face a Pyongyang e enviou um porta-aviões para as águas coreanas.
Os EUA continuam a não excluir a possibilidade de avançarem para uma acção militar contra Pyongyang e hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, advertiu que é possível "um grande, grande conflito" com a Coreia do Norte.
(notícia actualizada às 23:34)