Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump disponível para encontro com líder norte-coreano

O presidente norte-americano afirmou esta segunda-feira que está disponível para se encontrar com o líder da Coreia do Norte. Basta que estejam reunidas as condições adequadas.

Reuters
01 de Maio de 2017 às 17:54
  • ...

Donald Trump disse que se encontrará com Kim Jong Un se as circunstâncias forem as adequadas. Em entrevista à Bloomberg, o presidente dos EUA mostrou-se disponível para uma reunião com o líder da Coreia do Norte, em pleno clima de tensões em crescendo devido ao programa de armas nucleares de Pyongyang.

"Se for adequado, para mim, encontrar-me com ele, é claro que o farei. Sentir-me-ei honrado por o fazer", declarou Trump. Mas somente, repetiu, "nas circunstâncias adequadas".

O regime de Kim Jong Un tem prosseguido o desenvolvimento do seu programa de mísseis balísticos nucleares intercontinentais, desafiando a comunidade internacional. Ontem, os Estados Unidos vieram dizer que estão a ponderar um leque de opções em resposta à atitude de Pyongyang, desde um alargamento das sanções económicas a operações militares.

Kim nunca se encontrou com um líder estrangeiro desde que assumiu o poder após a morte do pai em 2011, e nunca saiu do país, recorda a Bloomberg.

O clima de tensão escalou quando, em Janeiro, o novo residente da Casa Branca disse que não permitiria que a Coreia do Norte desenvolvesse uma arma nuclear capaz de atingir o território norte-americano. Pyongyang caracterizou entretanto as movimentações militares norte-americanas na sua região como um acto de "intimidação".

Na passada sexta-feira (madrugada de sábado em Pyongyang), a Coreia do Norte disparou um novo míssil, que uma vez mais falhou, já que explodiu pouco depois. Nesse mesmo dia, umas horas antes, Trump tinha advertido para "a probabilidade de termos um grande, grande conflito com a Coreia do Norte".

Também o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, reiterou a mensagem de Trump, sublinhando a disponibilidade de Washington para realizar uma "acção militar, se necessário", contra Pyongyang.

No domingo, numa entrevista a CBS, Donald Trump considerou o mais recente lançamento de Pyongyang como tendo sido um "pequeno míssil", mas não quis dizer que avançaria de imediato para uma acção militar se Kim realizar um teste nuclear.

(notícia actualizada às 18:54)

Ver comentários
Saber mais Coreia do Norte Donald Trump presidente dos EUA Kim Jong Un Pyongyang política diplomacia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio