Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China confirma assinatura do acordo com os EUA na próxima semana

O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, estará em Washington entre os dias 13 e 15 de janeiro para assinar o acordo de"fase um" com os Estados Unidos, que deverá reduzir tarifas.

Reuters
09 de Janeiro de 2020 às 07:57
  • ...

Depois de várias semanas de impasse, o ministério do Comércio chinês anunciou esta quinta-feira, 9 de janeiro, que o acordo de "fase um" entre os Estados Unidos e a China será assinado na próxima semana em Washington.

De acordo com o porta-voz do ministério, Gao Feng, o acordo será assinado pelo vice-primeiro-ministro e chefe da equipa negocial chinesa Liu He, que se deslocará a Washington entre os dias 13 e 15 de janeiro.

Aos jornalistas, o porta-voz adiantou ainda que as equipas negociais de ambos os países se têm mantido em contacto próximo para acertar os últimos detalhes do acordo.  

Do lado dos Estados Unidos, a assinatura do acordo já havia sido confirmada por Donald Trump que, no passado dia 31 de dezembro, garantiu que o acordo de "fase um" seria firmado com a China na Casa Branca a 15 de janeiro.

O presidente norte-americano disse também que assinaria o acordo com "representantes de alto nível da China" e que mais tarde viajaria para Pequim para iniciar negociações sobre a próxima fase.

O acordo de "fase um" alcançado no mês passado deverá reduzir as tarifas e impulsionar as compras chinesas de produtos agrícolas, energéticos e manufaturados dos EUA, ao mesmo tempo que aborda algumas disputas sobre propriedade intelectual.

No entanto, ainda não foi tornada pública qualquer versão do documento e as autoridades chinesas ainda não se comprometeram publicamente com pontos-chave, como o aumento das importações de bens e serviços dos EUA em 200 mil milhões de dólares em dois anos.

 

Ver comentários
Saber mais China Estados Unidos acordo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio