Notícia
Lucros da indústria chinesa cai para mínimos de quatro anos
Os lucros das empresas industriais chinesas caíram, pelo menos, para mínimos de quatro anos. A desvalorização do yuan, a queda do mercado bolsista e a fraca procura pressionam o modelo de crescimento chinês, assente nas infra-estruturas.
Os lucros das empresas chinesas recuaram para mínimos de, pelo menos, quatro anos. Os lucros da indústria caíram 8,8% em Agosto, comparando com o mesmo período de 2014, sendo que a maior queda ocorreu na produção de carvão e metais, de acordo com as informações reveladas esta segunda-feira, 28 de Setembro, pelo Serviço Nacional de Estatística da China e citadas pela Bloomberg.
Esta queda é a maior desde Outubro de 2011, data em que Pequim começou a divulgar estes dados.
A queda do mercado accionista e a desvalorização do yuan estão a colocar mais desafios à segunda maior economia mundial, que tem um modelo de crescimento assente nas infra-estruturas. Estes dados surgem numa altura em que a China enfrenta já um excesso de capacidade, fraco investimento e uma produção fraca.
Os receios em torno da evolução da economia chinesa têm estado em foco nos mercado, o que tem pressionado o comportamento bolsista um pouco por todo o mundo.
"As empresas estão a enfrentar enormes pressões operacionais", afirmou à Bloomberg Liu Xuezhi, analista do Bank of Communications, em Xangai. "O momento de crescimento é fraco e a pressão descendente na economia é relativamente grande", acrescentou.