Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da indústria chinesa cai para mínimos de quatro anos

Os lucros das empresas industriais chinesas caíram, pelo menos, para mínimos de quatro anos. A desvalorização do yuan, a queda do mercado bolsista e a fraca procura pressionam o modelo de crescimento chinês, assente nas infra-estruturas.

Xi Jinping chega aos Estados Unidos com a primeira-dama Peng Liyuan.
David Ryder/Reuters
Negócios 28 de Setembro de 2015 às 07:41
  • ...

Os lucros das empresas chinesas recuaram para mínimos de, pelo menos, quatro anos. Os lucros da indústria caíram 8,8% em Agosto, comparando com o mesmo período de 2014, sendo que a maior queda ocorreu na produção de carvão e metais, de acordo com as informações reveladas esta segunda-feira, 28 de Setembro, pelo Serviço Nacional de Estatística da China e citadas pela Bloomberg.

Esta queda é a maior desde Outubro de 2011, data em que Pequim começou a divulgar estes dados.


A queda do mercado accionista e a desvalorização do yuan estão a colocar mais desafios à segunda maior economia mundial, que tem um modelo de crescimento assente nas infra-estruturas. Estes dados surgem numa altura em que a China enfrenta já um excesso de capacidade, fraco investimento e uma produção fraca.

Os receios em torno da evolução da economia chinesa têm estado em foco nos mercado, o que tem pressionado o comportamento bolsista um pouco por todo o mundo.

"As empresas estão a enfrentar enormes pressões operacionais", afirmou à Bloomberg Liu Xuezhi, analista do Bank of Communications, em Xangai. "O momento de crescimento é fraco e a pressão descendente na economia é relativamente grande", acrescentou.

 

Ver comentários
Saber mais Serviço Nacional de Estatística da China Pequim China lucros da indústria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio