Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

União Europeia saúda acordo de paz na Colômbia

A União Europeia vai destinar ao processo de paz na Colômbia 575 milhões de euros, tal como tinha sido decidido no passado mês de Maio. Projectos no domínio da educação são prioridade.

Reuters
25 de Agosto de 2016 às 12:39
  • ...

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, manifestou satisfação pelo acordo de paz entre o governo da Colômbia e os guerrilheiros das FARC, considerando que se trata de uma oportunidade histórica. "O anúncio do acordo de paz, em Havana, entre as FARC-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército Popular) e o governo da Colômbia é motivo de celebração. É uma oportunidade histórica e única para a paz na Colômbia alcançada após uma longa negociação que exigiu uma grande vontade política e perseverança", refere Mogherini através de um comunicado, divulgado nesta quinta-feira, 25 de Agosto.

A alta representante para a política externa da União Europeia acrescenta que já contactou o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que a informou sobre os "acontecimentos históricos" que decorreram em Cuba e que deram origem ao final das negociações entre o Executivo da Colômbia e a guerrilha mais antiga da América Latina. "Presto homenagem à visão da liderança política, às equipas de negociadores, a Cuba e à Noruega como mediadores que foram acompanhados pelo Chile e pela Venezuela", disse ainda a italiana Federica Mogherine recordando que os colombianos "vão decidir o próprio futuro" no plebiscito marcado para o dia 02 de Outubro.

"Ainda faltam cumprir alguns compromissos para a implementação do acordo para cumprir o caminho no sentido de uma paz duradoura no país e que deve ter como base a justiça e uma verdadeira reconciliação nacional", sublinhou.


Mogherini disse ainda que a UE apoiou a Colômbia desde o início do processo de paz e que se vai manter ao lado do país durante a fase que "posterior ao conflito" lembrando que que a União Europeia vai destinar ao processo de paz 575 milhões de euros, tal como tinha sido decidido no passado mês de Maio. "Estamos a preparar novos projectos, em conjunto com o governo colombiano, no contexto do acordo de paz, e que incluem investimentos no sector da educação", frisou.

As conversações entre as autoridades e as FARC prolongaram-se durante quatro anos e põem fim a mais de meio século de conflito armado na Colômbia.

Ver comentários
Saber mais Colômbia FARC acordo de paz União Europeia Federica Mogherini ajuda diplomacia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio