Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil troca de ministro da Justiça depois de críticas de Lula da Silva

Lula da Silva criticou o ministro da Justiça. E o Palácio Planalto trocou o titular da pasta.

Reuters
Negócios 29 de Fevereiro de 2016 às 19:39
  • 2
  • ...

O Brasil trocou de ministro a Justiça. José Eduardo Cardozo, que estava na pasta desde 2011, saiu, assumindo agora a Advocacia-Geral da União. Para o seu lugar irá o ex-procurador-geral da Justiça do Estado da Bahia, Wellington César Lima e Silva, que os jornais brasileiros dizem ser aliado do actual chefe da Casa Civil, Jaques Wagner.

 

Os jornais brasileiros já tinham noticiado a saída iminente de José Eduardo Cardozo, o que foi esta segunda-feira, 29 de Fevereiro, confirmado pelo Palácio do Planalto. A Globo diz que Cardozo era um dos principais conselheiros políticos da Presidente Dilma Rousseff, mas estava a sofrer pressões por parte do Partido dos Trabalhadores (PT) por não controlar as actividades da Polícia Federal, em particular as relacionadas com a operação Lava Jato. As críticas vinham, nomeadamente, segundo a Folha de São Paulo, de Lula da Silva. O ex-presidente brasileiro está a ser investigado no âmbito de alguns casos de corrupção, como a operação zelotes e o Lava Jato.

A saída do ministro da Justiça segue-se também à detenção do publicitário João Santana, que ajudou na campanha presidencial de Lula da Silva e de Dilma Rousseff.

 

Isto acontece depois de o directório nacional do PT ter estado reunido no fim-de-semana sem a presença de Dilma Rousseff. Lula tem criticado a presidente brasileira, dizendo não estar comprometida com o projecto partidário. A Folha de São Paulo diz mesmo que os dois têm conversado cada vez menos.

Ver comentários
Saber mais Brasil Lula da Silva ministro da justiça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio