Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE e EUA condenam homicídio de autarca no norte de Moçambique

A delegação da União Europeia em Moçambique e a Embaixada dos Estados Unidos da América no país condenaram o homicídio do presidente do Conselho Municipal de Nampula, morto com três tiros à queima-roupa na quarta-feira.

8. Moçambique - 6,68 euros por 5GB/mês
Reuters
06 de Outubro de 2017 às 00:00
  • ...

A representação da UE, em acordo com os seus chefes de missão, "condena o assassinato de Mahamudo Amurane, o empenhado edil de Nampula", lê-se numa nota distribuída ao princípio da noite em Maputo.

 

"A UE junta a sua voz aos que estão firmemente empenhados na paz e no Estado de direito em Moçambique", conclui.

 

Num outro comunicado, a Embaixada dos Estados Unidos "condena, nos termos mais fortes possíveis, os responsáveis por esse ato brutal e detestável e espera que uma investigação rápida e completa deste crime leve os seus autores à justiça".

 

A representação diplomática diz ter tido "o privilégio de ter uma forte relação de trabalho com o presidente Amurane", manifestando "um grande apreço pela sua liderança" nos projectos conjuntos, bem como pela sua "paixão por melhorar a vida dos seus concidadãos em Nampula". "O seu assassinato é uma perda para todos nós", sublinha a embaixada norte-americana.

 

As expressões de pesar juntam-se a outras divulgadas ao longo do dia, tais como do Presidente da República, Filipe Nyusi, e dos partidos com assento parlamentar - Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a cuja comissão política Amurane pertencia, apesar das divergências com o partido.

 

Mahamudo Amurane foi baleado por um homem desconhecido, que continua a monte, que se dirigiu a ele e disparou três tiros, quando o autarca se encontrava na farmácia que geria, no rés-do-chão da sua habitação, em Nampula, pouco antes das 19:00 de quarta-feira. De acordo com a Polícia de Moçambique, não há indícios sobre as motivações do crime.

Ver comentários
Saber mais Filipe Nyusi Mahamudo Amurane Maputo Nampula Moçambique Frelimo Renamo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio