Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

S&P corta "rating" da África do Sul para "lixo"

A demissão recentemente imposta ao ministro das Finanças cria um "risco orçamental" ao país, argumenta a agência de "rating", que colocou a notação do país no primeiro patamar de "lixo".

O Presidente África do Sul, Jacob Zuma, marcou presença e foi um dos oradores da cerimónia
Reuters
03 de Abril de 2017 às 17:29
  • ...
A agência de notação financeira Standard & Poor's anunciou esta segunda-feira, 3 de Abril, o corte da notação soberana da África do Sul em um patamar, passando a classificar a dívida deste país como de investimento especulativo ou como "lixo", o que acontece pela primeira vez em 17 anos.

A decisão foi tomada na sequência da demissão recentemente imposta ao ministro das Finanças, que cria um "risco orçamental" ao país, de acordo com a agência. Assim, o "rating" do país passa de BBB- (último nível de investimento de qualidade) para BB+ (primeiro patamar de entrada em nível especulativo).

"O corte reflecte a nossa opinião de que as divisões no governo liderado pelo ANC conduziram a alterações na liderança executiva, incluindo do ministro das Finanças, que colocaram em risco a continuidade das políticas. (...) Isto aumentou a probabilidade de que o crescimento económico e o resultado orçamental possam ser afectados," refere a S&P na nota citada pelo Financial Times.

Na quinta-feira passada, 30 de Março, o presidente Jacob Zuma (na foto) despediu Pravin Gordhan da tutela das Finanças, substituindo-o por Malusi Gigaba

A alteração na liderança da pasta, até aqui assegurada por Gordhan, considerado uma personalidade conceituada, gerou protestos na oposição e dentro do próprio ANC (Congresso Nacional Africano), o partido no poder. Gordhan era considerado um baluarte contra a corrupção e o enriquecimento ilícito, segundo a Lusa.

O novo ministro das Finanças prometeu, de acordo com a mesma agência, tentar manter o nível de qualidade do crédito soberano e uma "transformação económica radical", dando mais poder à maioria negra do país e a maior distribuição da riqueza.

"Zuma tem estado a jogar à roleta russa com o efeito das suas acções no 'rating'" da dívida pública do país, que está perto de cair para o nível de lixo, avisou na sexta-feira o Goldman Sachs.

O valor do rand sul-africano chegou a cair 2% esta segunda-feira face ao dólar em reacção ao corte de "rating" e deprecia agora 1,767% para 0,0732 dólares.
Ver comentários
Saber mais África do Sul Standard & Poor economia negócios e finanças macroeconomia S&P
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio