Notícia
Há mais de 750 mil contratos de arrendamento registados nas Finanças
Em Janeiro deste ano o número de contratados no Portal das Finanças ultrapassava os 750 mil e, destes, 254 mil eram contratos novos, posteriores à obrigatoriedade de registo electrónico. Imposto do selo rendeu oito milhões.
No final de Janeiro de 2016 o número de contratos de arrendamento registados no Portal das Finanças ultrapassava os 750 mil, dos quais 254 mil correspondiam a novos contratos, isto é, já firmados depois da entrada em vigor das novas regras que passaram a obrigar os senhorios a comunicar os arrendamento ao Fisco de forma electrónica.
O número consta do relatório da 3ª avaliação pós – troika, conhecido esta segunda-feira, 18 de Abril, e permite já ter uma ideia bastante abrangente da dimensão do mercado de arrendamento urbano, habitacional e não habitacional. Ou, pelo menos, do mercado declarado, em que as rendas são comunicadas ao Fisco. Os novos contratos, pode ainda ler-se no relatório, já renderam aos cofres do Estado oito milhões de euros em imposto do selo.
Apesar dispor de mais informação, o Governo português tarda em cumprir algo a que se comprometeu junto da troika e que foi a realização de um estudo abrangente sobre o mercado paralelo no arrendamento, lembra ainda Bruxelas no seu relatório.