Notícia
Salários da Função Pública recuperam, mas quanto? Veja oito simulações
O vencimento líquido de funcionário público com um salário médio sobe no próximo ano 1,7%, de acordo com os cálculos da PwC, elaboradas a pedido do Negócios. Mas tudo depende do escalão. Veja oito simulações.
No caso de um funcionário público com um salário próximo da média paga no Estado, o aumento do rendimento anual é de 1,7% em 2017, face ao ano anterior. Esta evolução decorre da eliminação de cortes salariais, da redução da sobretaxa e, em menor grau, do aumento do subsídio de refeição.
No caso de um funcionário com um vencimento próximo da média paga aos assistentes operacionais, o aumento de rendimento líquido em 2017 é de 0,6%. Esta variação decorre exclusivamente do aumento do subsídio de refeição, já que neste escalão salarial não houve cortes nem sobretaxa em 2016.
No caso de um funcionário com um vencimento próximo da média paga aos professores, o aumento de rendimento líquido em 2017 é de 2,1% (2% no caso de dois funcionários casados com um dependente). A eliminação dos cortes salariais e a redução da sobretaxa explicam a evolução prevista para 2017.
No caso de um funcionário com um vencimento próximo do que é pago, em média, aos médicos, a variação de rendimento é de 2,6% ao longo do próximo ano (2,5% no caso de dois funcionários casados). A eliminação dos cortes salariais pesa tanto que nestes exemplos a receita da sobretaxa ainda sobe.