Notícia
Hospitais em serviços mínimos a 12 de Maio
Tolerância de ponto por causa da visita do Papa Francisco vai adiar cirurgias e consultas e fechar escolas. Ministério da Saúde garante serviços mínimos nos hospitais e assegura que logística de apoio às comemorações das Aparições de Fátima mantêm-se.
Os hospitais e centros de saúde vão assegurar os serviços mínimos a 12 de Maio, dia em que a Função Pública tem tolerância de ponto por causa da visita do Papa Francisco a Fátima. No entanto, o apoio que será dado às comemorações das Aparições de Fátima não será afectado por esta paragem dada pelo Governo aos funcionários públicos.
Ao Negócios, o Ministério da Saúde informou que "existem serviços mínimos a assegurar, em todos os eventuais cenários", acrescentando que "uma tolerância de ponto não pode afectar os serviços mínimos".
Isto significa que pode haver adiamentos de consultas ou cirurgias marcadas para o dia em causa.
O gabinete do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, explicou ainda que "naturalmente que, os dispositivos de apoio às comemorações das Aparições de Fátima enquadram-se na logística de urgência e emergência que terá de ser respeitada, em qualquer circunstância que seja".
Assim, "os meios previstos especificamente no contexto do Plano de Contingência serão mantidos em prontidão".
O primeiro-ministro, António Costa, justificou que seria de uma "grande insensibilidade" não dar tolerância de ponto neste dia.
As escolas públicas estarão fechadas.