Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo rodeia presidente do IEFP de pessoas da confiança do PS

Paulo Feliciano, Catarina Campos e Ana Coelho já têm experiência nas áreas de formação, fundos comunitários e emprego. E também têm no currículo nomeações feitas durante os anteriores governos PS.

Miguel Baltazar/Negócios
  • 17
  • ...

Depois de ter deixado cair as comissões de serviço da anterior direcção, o Governo decidiu manter Jorge Gaspar (na foto), o nome escolhido pelo Executivo de Passos, à frente do IEFP, mas agora de forma provisória, em regime de substituição. A proposta já enviada aos parceiros sociais revela que os outros três nomes propostos para o Conselho Directivo do IEFP são de profissionais que, tendo experiência nas áreas do emprego, dos fundos comunitários ou da formação, já foram no passado nomeados para outros lugares por governantes do PS.

A conclusão pode retirar-se da leitura dos currículos enviados aos parceiros sociais, conjugada com a informação disponível em Diário da República e noutras fontes oficiais.

Paulo Feliciano, que assume agora o cargo de vice-presidente do IEFP, foi de 2007 a Maio de 2011 vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação, numa nomeação assinada pela ex-ministra da educação Maria de Lurdes Rodrigues. Em 2005, tinha sido nomeado por Fernando Medina, então secretário de Estado do Emprego, como assessor técnico do seu gabinete. Esta não foi, aliás, a primeira vez que o fez porque já entre 2001 e 2002 Paulo Feliciano tinha sido nomeado assessor do secretário de Estado do Emprego do governo de António Guterres, que era na altura António Dornelas, já falecido.

Catarina Campos, que assume agora o cargo de vogal do IEFP, fez o seu percurso no Instituto que agora vai ajudar a dirigir, para onde entrou como técnica superior em Janeiro de 1998. Em 2010, foi nomeada, pelo então secretário de Estado do Emprego, delegada regional de Vale do Tejo. Antes já tinha sido directora do centro de emprego de Santarém. Licenciada em Economia, começou a sua actividade profissional como técnica oficial de contas e como economista. Em 2014, foi uma das três finalistas no concurso da Cresap para delegada regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, mas o anterior Governo acabou por seleccionar outra pessoa, Vítor Gil.

Ana Coelho, que também assume agora o cargo de vogal do IEFP, é desde pelo menos 2002 técnica superior no Instituto, onde teve várias responsabilidades. Era actualmente, e desde Junho de 2015, secretária técnica do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, numa designação concretizada num despacho assinado por vários ministros do governo de Passos Coelho, depois de ter assumido as mesmas responsabilidades, durante seis anos, no Programa Operacional do Potencial Humano (POPH). Licenciada em Economia pelo ISCTE, tinha sido directora de serviços no IEFP, precisamente na área dos programas comunitários, e depois, entre 2005 e 2009, assessora do gabinete do secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, que também era na altura Fernando Medina. 

Serão estes os membros que vão fazer parte do conselho directivo do IEFP, que continuará no entanto a ser liderado por Jorge Gaspar, mas agora de forma provisória. Jorge Gaspar, que tinha sido nomeado presidente do IEFP por Pedro Mota Soares, ministro do Emprego do Governo de Passos Coelho, primeiro em regime de substituição e depois na sequência de um concurso da Cresap, foi entre Setembro de 2011 e Setembro de 2013 assessor do gabinete do secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio.

As nomeações serão feitas em regime de substuição. Esta quarta-feira, fonte oficial do ministério do Emprego, que tutela o IEFP, confirmou ao Negócios que os cargos deverão ser ocupados ainda durante esta semana.

Ver comentários
Saber mais Nomeações IEFP Jorge Gaspar Paulo Feliciano Catarina Campos Ana Coelho Vieira da Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio