Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Função Pública convoca greve para 26 de Maio

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou hoje uma greve nacional de 24 horas para a sexta-feira, dia 26 de Maio, para reivindicar aumentos salariais e 35 horas de trabalho semanais.

Bruno Simão/Negócios
Negócios com Lusa 05 de Abril de 2017 às 11:45
Em conferência de imprensa, a dirigente da FNTSFPS, Ana Avoila, explicou que a acção de protesto pretende reivindicar aumento de salários e do pagamento de horas extraordinárias e a aplicação para todos os trabalhadores das 35 horas.

A sindicalista notou que as maiores participações nas greves costumam ser dos sectores da saúde e educação, "mas o sentimento que existe é comum a todos" os 350 mil funcionários da administração central.

Já esta terça-feira a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas (CGTP) tinha admitido anunciar uma greve da Função Pública para Maio.

"Convocámos uma conferência de imprensa para anunciar formas de luta que podem passar por uma greve", afirmou Ana Avoila, dirigente do sindicato e coordenadora da Frente Comum, em relação a uma notícia do Expresso sobre essa decisão.

Esta é uma hipótese que estava a ser discutida há vários meses. Confrontado com essa possibilidade, em Fevereiro, Arménio Carlos, da CGTP, afirmou que essa é "uma hipótese". "Faz sentido se o Governo não der resposta. A greve é um direito dos trabalhadores  é o último recurso", acrescentou, em entrevista ao Negócios e à Antena 1.

As estruturas da UGT também admitem avançar para greve caso o Governo não promova uma efectiva negociação, tal como prevê uma moção que foi aprovada no último congresso. 


(Notícia actualizada às 12:54 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Ana Avoila trabalho greve Função Pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio