Notícia
Função Pública convoca greve para 26 de Maio
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou hoje uma greve nacional de 24 horas para a sexta-feira, dia 26 de Maio, para reivindicar aumentos salariais e 35 horas de trabalho semanais.
A sindicalista notou que as maiores participações nas greves costumam ser dos sectores da saúde e educação, "mas o sentimento que existe é comum a todos" os 350 mil funcionários da administração central.
"Convocámos uma conferência de imprensa para anunciar formas de luta que podem passar por uma greve", afirmou Ana Avoila, dirigente do sindicato e coordenadora da Frente Comum, em relação a uma notícia do Expresso sobre essa decisão.
Esta é uma hipótese que estava a ser discutida há vários meses. Confrontado com essa possibilidade, em Fevereiro, Arménio Carlos, da CGTP, afirmou que essa é "uma hipótese". "Faz sentido se o Governo não der resposta. A greve é um direito dos trabalhadores é o último recurso", acrescentou, em entrevista ao Negócios e à Antena 1.
As estruturas da UGT também admitem avançar para greve caso o Governo não promova uma efectiva negociação, tal como prevê uma moção que foi aprovada no último congresso.
(Notícia actualizada às 12:54 com mais informação)