Notícia
Cresap quer poder acompanhar mandatos dos gestores públicos
João Bilhim defende o reforço de competências da Cresap no sentido de poder avaliar e acompanhar os mandatos dos altos dirigentes do Estado.
A Cresap "devia ter competências em matéria de avaliação e acompanhamento de dirigentes da administração pública e gestores públicos", defendeu esta quarta-feira no parlamento o presidente desta entidade, João Bilhim.
"Nem através dos estatutoS da Cresap nem de lei especial temos competência nessa matéria", sublinhou o responsável, para quem esta entidade deveria ter competências para acompanhar os mandatos dos gestores públicos.
"Já reclamei essa competência para a Cresap", garantiu o responsável, sublinhando que esta comissão "é uma ideia que deve ser acompanhada e desenvolvida".
"No futuro a Cresap vir a ter competências nesta matéria", disse ainda João Bilhim, lembrando estar no final do mandato.
Actualmente a Cresap é chamada a emitir pareceres quanto à escolha de dirigentes da administração pública e gestor públicos, não tendo competências para acompanhar e avaliar os mandatos. João Bilhim lamenta que essa fase decorra sem a intervenção da comissão que lidera.