Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal empresta 852,5 milhões ao Fundo de Resolução europeu

Portugal vai emprestar 852,5 milhões de euros ao Fundo de Resolução Único. Crédito faz parte dos compromissos acordados com Bruxelas para compensar a falta de recursos do mecanismo europeu que pagará futuras intervenções em bancos.

Pedro Elias/Negócios
05 de Fevereiro de 2016 às 17:24
  • 2
  • ...

O Estado português vai emprestar 852,5 milhões de euros ao Fundo de Resolução Único, mecanismo que, desde 1 de Janeiro, tem a responsabilidade de financiar os custos de futuras intervenções em instituições financeiras, refere a proposta de Orçamento do Estado para 2016, que o Governo entregou na Assembleia da República esta sexta-feira, 5 de Fevereiro.

 

O financiamento surge no quadro dos compromissos assumidos por Portugal e pelos restantes países que integram a união bancária europeia para dotarem o Fundo de Resolução Único de capacidade financeira, enquanto as contribuições dos bancos europeus não atingem o valor mínimo exigido. A banca nacional tem de entregar o equivalente a 1% dos depósitos garantidos até 2024, ou seja, cerca de 1.200 milhões de euros, tendo em conta a realidade actual.

 

Enquanto as contribuições dos bancos portugueses não atingem aquele montante, o Estado terá de emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução Único. Este ano, o valor do empréstimo é de 852,5 milhões, valor que, segundo a proposta de Orçamento do Estado, é a principal razão para o "incremento nos empréstimos de médio e longo prazo".

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado Fundo de Resolução Único banca empréstimo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio