Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Banco pesa 55% nas garantias do Estado à banca

As garantias prestadas pelo Estado ao sector bancário totalizavam 6.300 milhões de euros no final do ano passado. O aval a dívida do Novo Banco representava 55% deste montante, segundo a proposta de Orçamento do Estado.

Bloomberg
05 de Fevereiro de 2016 às 17:55
  • ...

As garantias públicas à dívida do Novo Banco representavam mais de metade do valor dos avales concedidos pelo Estado às instituições financeiras.

 

No final do ano passado, "o stock da dívida garantida a instituições de crédito estima-se em 6.300 milhões de euros", refere a proposta de Orçamento do Estado para este ano. Deste valor, 55% correspondia ao aval público concedido a dívida do Novo Banco, no valor de 3.500 euros. Uma garantia pública cuja extensão já foi aprovada por Bruxelas.

 

Além disso, o Estado concedeu ainda 2.800 milhões de euros através do mecanismo de garantias de carteira. Em causa está "um instrumento através do qual a República Portuguesa assegurou, até ao limite de 2.800 milhões de euros, o cumprimento das obrigações assumidas pelas instituições de crédito (BPI, CGD, NOVO BANCO e BCP) junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), referentes a uma carteira de operações de financiamento de projectos desenvolvidos e a desenvolver em Portugal, cuja exposição poderá atingir um montante máximo de 6.000 milhões de euros", esclarece o documento.

 

O aval a empréstimos dos bancos para projectos financiados pelo BEI "tem um prazo de sete anos, seguindo um plano de amortização indicado pelo BEI que, em 2016, se prevê que seja de aproximadamente 455,6 milhões de euros. A maioria das operações incluídas neste instrumento beneficia de garantias bancárias, reduzindo assim o risco assumido pelo Estado", sublinha a proposta de Orçamento.

Ver comentários
Saber mais Novo Banco garantia do Estado BEI CGD BPI BCP Orçamento do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio