Notícia
PEV anuncia abstenção na votação na generalidade do OE
Tal como o PCP, também o Partido Ecologista "Os Verdes" veio anunciar que pretende abster-se na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2020. Uma oportunidade para o PS “refletir e reponderar” e que em nada comprometerá a votação final, avisam os deputados.
Com críticas e avisos ao Governo, o Partido Ecologista "Os Verdes" anunciou esta quinta-feira que vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2020, que decorre amanhã no Parlamento. Em conferência de Imprensa, o deputado José Luís Ferreira disse que esta abstenção "em nada compromete o sentido de voto em relação à votação final global" e que "essa avaliação será feita na altura certa e tendo em conta a forma como decorrer a discussão na especialidade".
Para já, a ideia é "dar uma oportunidade ao PS para refletir e reponderar as suas prioridades e tomar consciência das reais necessidades do país", salientou José Luís Ferreira. O deputado não poupou nas críticas à proposta do Governo, que diz estar "longe de responder aos problemas mais graves do país", prevendo um "investimento nos serviços públicos fica muito aquém do que seria desejável" .
"Havendo margem e disponibilidade financeira para salários e pensões e para investimento publico" e também "para encarar de frente" as questões ambientais, "o governo prefere fazer bonito a Bruxelas", lamentou o deputado.
"Não deixaremos de apresentar propostas de alteração", garantiu o PEV, que pretende debruçar-se sobre áreas como a agricultura familiar, serviços públicos encerrados no interior, investimento nos transportes públicos e propostas ao nível da justiça fiscal, entre outras.
António Costa recorde-se, negociou já abstenções com o PCP, PAN e três deputados do PSD Madeira. E esta quinta-feira Catarina Martins veio também anunciar que o Bloco de Esquerda iria igualmente abster-se.
Desta forma, e com os votos contra da direita, o PS arrisca-se a ser o único a votar favoravelmente a proposta de Orçamento do Estado para 2020.