Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Previsões do Governo para PIB e dívida estão em risco

O cenário macro-económico apresentado pelo Governo no Documento de Estratégia Orçamental 2013-2017 (DEO) "afigura-se como relativamente optimista", alerta a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República num relatório de análise ao DEO publicado ontem no site do Parlamento.

Negócios 16 de Maio de 2013 às 23:30
  • ...

O Governo antecipa uma contracção da economia de 2,3% este ano e uma recuperação gradual a partir de 2014, um cenário que "encontra-se sujeito a riscos descendentes, nomeadamente no que respeita à forte recuperação do investimento e das exportações prevista a partir de 2014 e que constitui a base de sustentação para a recuperação projectada para a economia".

A UTAO assinala que no DEO o Governo não detalha as medidas de contenção orçamental a implementar no futuro, o que "coloca riscos e incertezas acrescidas não apenas para a concretização do cenário macro-económico apresentado, como também para o alcance das próprias metas orçamentais".

Os técnicos parlamentares avisam ainda que "à semelhança do cenário macroeconómico, as projecções para a trajectória da dívida pública também comportam um grau de incerteza significativo". E não é só pela evolução da economia. Quer os resultados de défice, quer os juros, quer ainda as operações que podem fazer subir a dívida pública sem impacto no défice (como recapitalizações bancárias) poderão colocar em causa o objectivo de fechar 2013 com uma dívida de 122,4% do PIB.

Ver comentários
Saber mais PIB dívida DEO UTAO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio