Notícia
Dívida pública volta a aumentar em Março
A dívida pública aumentou 1,7 mil milhões de euros em Março, voltando a aproximar-se dos níveis recorde que tinha fixado no primeiro mês do ano.
A dívida pública em Portugal atingiu 233 mil milhões de euros no mês de Março, o que traduz um aumento de 1,7 mil milhões de euros face ao mês anterior, anunciou o Banco de Portugal esta segunda-feira, 2 de Maio.
Apesar de ser final de trimestre, o Banco de Portugal não revelou o valor do endividamento em relação ao PIB, uma vez que ainda não é conhecida a evolução da economia portuguesa nos primeiros três meses do ano.
Com a subida registada em Março, o valor da dívida pública voltou a aproximar-se do nível registado em Janeiro, quando atingiu 234,7 mil milhões de euros, um dos valores mais elevados de sempre.
Segundo o Banco de Portugal, o aumento em Março "reflecte emissões líquidas positivas de títulos (1,4 mil milhões de euros), um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,5 mil milhões de euros) e uma diminuição de empréstimos (0,3 mil milhões de euros)".
A dívida pública líquida de depósitos também registou um aumento em Março, embora menos acentuado. Passou de 218,05 milhões de euros em Fevereiro para 218,62 mil milhões de euros em Março. O Banco de Portugal assinala que "o aumento da dívida pública foi acompanhado por um aumento menos acentuado dos activos em depósitos (1,1 mil milhões de euros)".
A dívida pública em Portugal fechou o ano passado nos 129% do PIB, abaixo dos 130,3% do PIB registados em Setembro de 2015.
(notícia actualizada às 11:35 com mais informação)