Notícia
Capitalização da CGD: Centeno menos optimista que Costa
Depois de António Costa ter afirmado nesta semana que as negociações com a Comissão Europeia para a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos estão praticamente concluídas, o ministro das Finanças veio dizer que "não faz previsões" sobre "timmings".
O ministro das Finanças escusou-se a "fazer previsões" sobre datas para a conclusão do processo de capitalização da Caixa Geral de Depósitos, afirmando que "mais importante que "timings" é que o mesmo "seja concluído com sucesso".
"Não vou fazer previsões quanto a ´timings´. É um processo que tem uma natureza de regulação e de supervisão bastante importante e bastante sensível para o país e para o seu sistema financeiro. E, portanto, mais importante do que 'timings' é que o processo seja concluído com sucesso", declarou Mário Centeno no final de uma reunião de ministros das Finanças da zona euro, que decorreu nesta quinta-feira, 16 de Junho, no Luxemburgo.
Apontando para a complexidade de um "processo bastante transversal", já que envolve "não só a área económica e financeira, mas também tem a área da concorrência e seguramente também a área da supervisão europeia", o ministro disse que "as questões não ficam resolvidas nem aqui (Luxemburgo/Bruxelas), nem em Lisboa, nem em Frankfurt".
"É um conjunto de decisões que têm que ser tomadas, que têm o seu próprio 'timing', e que o Governo pretende fazer dentro de um ambiente institucional e de tranquilidade, sem o qual estas questões não conseguem ter sucesso", disse, insistindo por isso que "o 'timing' será aquele que processos desta natureza e com esta dimensão tiverem que ter".
Na quarta-feira, o primeiro-ministro considerou que está quase concluído com a União Europeia o processo de recapitalização da CGD, assunto que Mário Centeno voltou hoje a abordar em encontros bilaterais com a Comissão Europeia, à margem da reunião do Eurogrupo no Luxemburgo.
António Costa disse que as negociações com a Comissão Europeia para a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos já estão praticamente fechadas. "Esse quadro de discussão com a União Europeia está praticamente concluído, grande parte das dúvidas que existiam estão ultrapassadas, e há um caminho para poder desenvolver", afirmou o primeiro-ministro durante um almoço-debate na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.
O primeiro-ministro comentou o tema depois de um dos empresários presentes ter pedido uma comissão de inquérito para apurar "o que se passou na CGD" para ser necessária mais uma injecção de quatro mil milhões de euros no banco público.