Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Varoufakis espera progressos no Eurogrupo de 16 de Fevereiro

Na próxima segunda-feira, os ministros das Finanças da Zona Euro vão voltar a reunir-se e debaterão de novo a situação grega. O representante helénico, Yanis Varoufakis, tem esperança que haja progressos.

Getty Images
11 de Fevereiro de 2015 às 23:56
  • 3
  • ...

"Nunca foi suposto este Eurogrupo resolver quaisquer problemas", comentou o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, à saída da reunião extraordinária com os seus congéneres da Zona Euro. No entanto, adiantou, citado pela Bloomberg, que "este encontro foi muito construtivo".

 

"Este Eurogrupo nunca foi suposto resolver quaisquer problemas. Fui convidado porque sou ‘o novo miúdo no bairro’, e por isso foi-me dada a possibilidade de falar. Foi-me uma oportunidade fantástica de apresentar a perspectiva da Grécia", reiterou. "O diálogo foi o principal feito das conversações de hoje", acrescentou Varoufakis.

 

Agora, deposita esperanças no próximo encontro dos ministros das Finanças do euro, a ter lugar dia 16 de Fevereiro em Atenas. "Esperamos que, no final do próximo Eurogrupo, haja uma conclusão que seja a ideal de ambas as perspectivas – da Grécia e dos seus parceiros europeus", sublinhou Varoufakis.

 

"É normal e natural" esperar até segunda-feira, adiantou o governante helénico, sublinhando que tem expectativas de que se chegue a um acordo. Recorde-se que Jeroen Dijsselbloem, ministro holandês das Finanças e presidente do Eurogrupo, salientou que antes de um acordo técnico relativamente aos termos da ajuda à Grécia, é necessário que haja um acordo político.

 

O ministro declarou ainda aos jornalistas, no final do encontro com os seus homólogos, que a Grécia nunca aceitaria um acordo para manter o actual programa de resgate, uma vez que "este programa tem sido catastrófico".

 

Varoufakis afirmou na semana passada que a Grécia se recusava a "prolongar um erro", fazendo referência às medidas inscritas no segundo memorando de entendimento negociado com a troika. Entretanto, já esta segunda-feira, o ministro grego das Finanças anunciou que a Grécia estaria disposta a aplicar 70% das reformas prescritas no programa de ajustamento. 

 

(notícia actualizada pela última vez às 00:21)

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Yanis Varoufakis Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio