Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras não vai submeter extensão do resgate a voto do Parlamento

O primeiro-ministro grego optou por não submeter a votação parlamentar a extensão da assistência financeira europeia. Oficialmente, a explicação reside "no facto de esta ser apenas a extensão do acordo que já existe". Mas Alexis Tsipras temerá expor divisões no Syriza. O prolongamento já foi votado favoravelmente no Bundestag.

28 Fevereiro – Tsipras numa reunião do comité central do Syriza. 

“Deparámo-nos com um eixo de poderes, liderado pelos governos de Espanha e de Portugal que, por motivos políticos óbvios, tentou levar a Grécia para o abismo durante todas as negociações”
Reuters
Negócios 02 de Março de 2015 às 16:23
  • 24
  • ...

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras optou por não submeter a votação parlamentar a aprovação da extensão da assistência financeira europeia. A informação está a ser avançada por  Gavriil Sakellaridis, porta-voz do Executivo grego, segundo o qual o Governo decidiu não levar o acordo ao Parlamento para aprovação por este "ser apenas a extensão do acordo que já existe".

 

Esta decisão surge, porém, depois de, na semana passada, cerca de 30 deputados do Syriza se terem mostrado contra o acordado pela Grécia no seio do Eurogrupo.

 

Segundo a imprensa grega, cerca de um quinto dos 149 deputados do Syriza terão ameaçado abster-se ou votar contra o acordado em Bruxelas, e terá sido essa a causa próxima que levou o primeiro-ministro Alexis Tsipras a optar por não submeter a votação parlamentar a aprovação da extensão da assistência financeira europeia. Fontes próximas do primeiro-ministro tinham admitido essa hipótese no fim da semana passada, após uma reunião longa e tensa do comité central do partido.  A opção pelo debate parlamentar, mas sem votação, foi confirmada hoje por Gavriil Sakellaridis.

 

Após um debate intenso no Bundestag, a Alemanha foi o primeiro país a aprovar o prolongamento do empréstimo à Grécia com folgada maioria. Holanda, Estónia e Finlândia também ainda precisam de ouvir os respectivos parlamentos.

 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Gavriil Sakellaridis Parlamento política extensão votação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio