Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet: "Saída da Grécia do euro seria um drama para o povo europeu e para os gregos"

Jean-Claude Trichet, que foi presidente do BCE entre 2003 e 2011, acredita que a Grécia e os restantes países da Zona Euro vão encontrar uma solução viável e que a saída de Atenas do euro não é um cenário viável. "Seria um drama", sublinhou em entrevista ao Financial Times.

24 de Fevereiro de 2015 às 13:21
  • ...

"Uma saída da Grécia do euro seria um drama para o povo europeu", afirmou Jean-Claude Trichet, ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) durante 2003 e o final de 2011. E é este "drama" que justifica que o novo Governo da Grécia não fale sobre este cenário. "Seria um drama para os gregos", salientou, numa entrevista ao Financial Times.

 

Trichet, que era presidente da autoridade monetária para a Zona Euro quando, em 2010, a Grécia pediu ajuda externa, garantiu que "nunca" trabalhou "no pressuposto de saída da Grécia do euro", recusando-se a admitir este cenário.

 

"Tem havido uma séria de desafios para a Grécia e para a Zona Euro", mas, Trichet diz estar confiante que se encontrarão "soluções compatíveis" com a permanência de Atenas no Euro e que serão "o melhor para o povo grego" e para os restantes países.

 

Trichet recordou que "a troika não impôs nada" à Grécia. "A Grécia pediu ajuda. E a ajuda foi dada", salientando que foi concedida "uma grande ajuda" a Atenas. "Os Governos gregos" é que tomaram as decisões. 

Ver comentários
Saber mais Jean-Claude Trichet Grécia BCE Zona Euro Atenas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio