Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portas cita escritora brasileira para manifestar esperança na negociação dos prazos dos empréstimos

O pagamento dos empréstimos contraídos por Portugal em "condições razoáveis" será "um bem para Portugal e não para o Governo", afirmou hoje em Lisboa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Miguel Baltazar
11 de Abril de 2013 às 19:48
  • 3
  • ...

No decurso de uma conferência de imprensa conjunta no Palácio das Necessidades com o seu homólogo brasileiro António Patriota, que hoje efectuou uma visita oficial ao país, o chefe da diplomacia portuguesa sublinhou a importância desta negociação para Portugal.

 

"Sobre a negociação dos reembolsos dos nossos empréstimos, apetece-me citar uma escritora mencionada pelo ministro do Brasil, Clarice Lispector, que dizia sobre a esperança qualquer coisa mais ou menos assim: se eu não tiver esperança apenas vivo, mas não posso prometer nada à vida que eu vivo", afirmou.

 

"Eu quero ter esperança, acho que esta negociação para Portugal é muito importante, porque ao fim de dois anos de esforços muito duros e de sacrifícios partilhados por toda a sociedade portuguesa, se conseguirmos, como mereceremos, poder pagar os nossos empréstimos em condições razoáveis e não em condições impossíveis isso é um bem, não é para o Governo, é para o país", frisou Paulo Portas.

 

O ministro das Finanças participa amanhã e sábado numa reunião dos ministros das Finanças do Eurogrupo e do Econfin, onde a crise em Portugal e o resgate a Chipre vão estar em destaque.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros escusou-se ainda a tecer qualquer comentário sobre a deliberação do Tribunal Constitucional ou a remodelação governamental, após ser questionado pelos jornalistas.

 

Nas declarações conjuntas, os dois responsáveis confirmaram ainda a realização de uma cimeira luso-brasileira, com António Patriota a reafirmar o "compromisso brasileiro com a realização desse evento, fundamental para fazermos o balanço do estado do relacionamento entre os dois países e programarmos novas iniciativas para o futuro".

 

O ministro brasileiro adiantou que diversos acordos "já estão em gestação" e assegurou que a data da cimeira deverá ser anunciada "muito brevemente".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio