Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dijsselbloem espera que alargamento de reembolsos de Portugal e Irlanda seja aprovado amanhã

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, diz esperar que Portugal e Irlanda recebam a aprovação para um alargamento dos prazos de reembolsos dos empréstimos já na reunião de amanhã.

11 de Abril de 2013 às 14:49
  • 1
  • ...

O ministro das Finanças da Holanda, e também líder do Eurogrupo – onde se reúnem os ministros das Finanças da Zona Euro -, disse esta quinta-feira esperar que o alargamento dos prazos de reembolso de Portugal e Irlanda seja aprovado na reunião que vai decorrer amanhã em Dublin, capital da Irlanda, de acordo com a Bloomberg.

 

O responsável diz haver boas perspectivas para a saída da Irlanda do programa de ajuda financeira. Jeroen Dijsselbloem encontra-se na Irlanda e falou numa conferência em Cork, no sul do país.

 

Em cima da mesa estará a discussão em torno do alargamento dos prazos de reembolsos dos empréstimos concedidos aos dois países no âmbito dos programas de resgate. Mais sete anos será o tempo disponível para os dois países, mas no caso de Portugal está dependente da apresentação de medidas alternativas às chumbadas pelo TC.

 

Face ao fracasso do programa de ajustamento da Grécia, os responsáveis europeus têm destacado o cumprimento do memorando por parte da Irlanda e Portugal. Contudo a Irlanda já conseguiu regressar ao crescimento, ainda que tímido, enquanto a economia portuguesa continua em recessão.

 

Vítor Gaspar tem a missão de explicar aos seus colegas do Eurogrupo as alternativas para que Portugal consiga arrecadar cerca de 1.300 milhões de euros. Este é o valor que o Executivo previa arrecadar com os cortes nos subsídios de férias da função pública e dos reformados, bem como através dos cortes nos subsídios de desemprego. Medidas que foram chumbadas pelo Tribunal Constitucional (TC).

Ver comentários
Saber mais ajuda externa Jeroen Dijsselbloem Eurogrupo Irlanda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio