Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento cipriota adia votação do plano B de resgate ao país

A proposta de resgate ao país era para ser votada esta manhã mas a Comissão de Finanças concluiu que o plano ainda não tinha sido devidamente analisado. O porta-voz do Governo irá fazer uma declaração sobre a actual situação do país às 12h00 (10h00 em Lisboa).

Negócios 22 de Março de 2013 às 09:14
  • ...

O Parlamento cipriota ia votar esta manhã o plano B de resgate ao país. A sessão foi, no entanto, adiada para esta tarde depois da Comissão de Finanças ter concluído que o plano de resgate ainda não tinha sido devidamente analisado.

 

A votação estava prevista para quinta-feira à noite mas foi, inicialmente, adiada para esta manhã. Segundo a Antena 1, os deputados cipriotas chegaram ao parlamento às 10h00 (8h00 em Lisboa) mas foram informados que a sessão tinha sido adiada para a tarde porque a Comissão de Finanças quer analisar com mais cuidado o plano de resgate ao país.  

 

Em cima da mesa está, neste momento, uma proposta de reestruturação do sector bancário apresentada pelo governador do banco central que, na prática, funde os dois maiores bancos do país, criando um “banco bom”, com os depósitos até 100 mil euros – os únicos que serão garantidos – e um “banco tóxico” com os depósitos acima deste valor.

 

Apesar de ainda não serem conhecidos detalhes, a agência de notícias espanhola Efe adianta que este "plano B" inclui a criação de um Fundo de Investimento, a criação de um banco 'bom' e outro 'mau' e a introdução de uma taxa extraordinária sobre depósitos (não especificada) acima de 100 mil euros, valor que coincide com o limiar europeu de garantia de depósitos.

Segundo essas informações, todos os activos e depósitos abaixo de 100 mil euros do Laiki Bank, o segundo maior banco do Chipre e que foi intervencionado pelo Estado no ano passado, passariam para o Bank of Cyprus, o principal banco do país, igualmente em tremendos apuros.

 

Já os depósitos acima de 100 mil euros do Bank of Cyprus passariam para o Laiki Bank, que se transformaria no banco 'mau'. Estará ainda prevista a venda de todos os bens imóveis do Laiki para ir reembolsando os titulares dos depósitos acima de 100 mil euros.

 

(Notícia actualizada às 09h24)

Ver comentários
Saber mais Chipre
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio