Notícia
Novas sondagens dão empate no referendo. Indecisos vão decidir
Segundo uma terceira sondagem divulgada esta sexta-feira, realizada pela Public Issue para o jornal Avgi, 45,5% dos gregos irão votar sim e 45% não. Há 3,5% de indecisos. E 83% dos estudantes pretendem votar contra as propostas dos credores.
As sondagens levadas a cabo para tentar perceber qual será o sentido de voto dos gregos no referendo do próximo domingo continuam a multiplicar-se.
De manhã, os resultados apontavam para uma vitória do sim, mas esta tarde já começa a delinear-se um empate.
A sondagem da Public Issue para o diário grego Agvi [que significa ‘A Madrugada’ e que é considerado o ‘matutino da Esquerda’] revela que 45,5% dos gregos apoia as propostas apresentadas a Atenas pelos seus credores da troika, ao passo que 45% votará contra. Os indecisos são 3,5%.
Nesta sondagem (na imagem, à esquerda), que categoriza os inquiridos por idade e profissão, é revelado que 83% dos estudantes pretende votar não. Aliás, as faixas etárias mais jovens são claramente mais favoráveis à recusa das propostas dos credores.
Nos sectores públicos e privado, bem como junto dos desempregados, também é o não que leva a melhor. Pelo sim, em maioria estão os pensionistas e empregados por conta própria.
Uma outra sondagem conduzida pelo instituto Alco, desta vez para o semanário Proto Thema , revela que 41,7% do povo grego está pelo sim, enquanto 41,1% se mostra pelo não. Um total de 10,7% está indeciso. Uma luta cada vez mais renhida, com o não a ganhar terreno face aos resultados que foram apresentados de manhã.
Ainda também esta sexta-feira de manhã uma outra sondagem, conduzida pelo instituto Alco para o jornal Ethnos, 44,8% dos gregos apoia o "sim" e, portanto, a proposta de acordo apresentada pelos credores, contra 43,3% que o rejeitam. A percentagem de indecisos, a dois dias do referendo, é de 11,8%.