Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel diz que questão da dívida grega "não é a mais urgente"

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou hoje que a questão do alívio da dívida grega "não é a mais urgente" neste momento, uma vez que o país apenas tem de devolver os créditos à zona euro "dentro de muitos anos".  

Reuters
22 de Junho de 2015 às 23:47
  • ...

Merkel, que falava aos jornalistas no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro convocada de emergência para discutir a situação da Grécia, lembrou o final de uma cimeira em 2012 na qual se aprovou uma declaração sobre um possível alívio da dívida sob certas condições, mas que a Grécia "não tem de devolver dívida durante muitos anos e, portanto, a questão da dívida não é a mais grave".

 

Os ministros da Economia e Finanças dos países da zona euro vão avaliar os progressos sobre o plano da Grécia numa reunião na próxima quarta-feira, disse hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após o encontro de Bruxelas.

 

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou, por seu turno, que "as propostas de Atenas chegaram com atraso, mas são um passo importante".

 

O mesmo responsável disse esperar que o Eurogrupo de quarta-feira consiga alcançar um resultado para ser apresentado na sexta-feira ao Conselho Europeu.

 

Antes desse Eurogrupo, nos próximos dias, equipas técnicas da 'troika' Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) trabalharão com as autoridades gregas sobre as novas propostas apresentadas hoje pelo Governo grego com vista a desbloquear a última tranche do programa de resgate - de 7,2 mil milhões de euros.

 

A Grécia está a cerca de uma semana de ter de pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI, a 30 de Junho, e sem um acordo não terá dinheiro para cumprir esse compromisso.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio