Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França baixa impostos para 5 milhões de famílias

O ministro das Finanças francês anunciou que o Orçamento do próximo ano vai conter um corte de impostos sobre o rendimento de mil milhões de euros.

Bruno Simão
09 de Setembro de 2016 às 09:11
  • 3
  • ...

O Governo francês vai reduzir os impostos que incidem sobre os rendimentos dos particulares (IRS), num alívio fiscal de mil milhões de euros que chegará antes das próximas eleições presidenciais, agendadas para Abril.

 

De acordo com o ministério das Finanças francês, o corte de impostos vai beneficiar mais de cinco milhões de famílias, que verão a sua factura fiscal anual baixar em média cerca de 200 euros.

 

A descida de impostos vai beneficiar os contribuintes com salários inferiores a 1.900 euros por mês e casais com um rendimento abaixo de 3.800 euros.

 

Também as empresas vão pagar menos impostos, já que a taxa que incide sobre os lucros (IRC) vai baixar para 28% até 2020, contra os actuais 33,33%. As companhias com receitas abaixo de 50 milhões de euros pagarão uma taxa de 28% já a partir deste ano, em lucros até 75 mil euros.

 

Com este corte, os impostos cobrados às famílias vão ter uma redução acumulada de seis mil milhões de euros desde 2014, salienta o Governo francês, que não revelou como irá compensar no orçamento este alívio fiscal.

 

O ministro das Finanças, Michel Sapin, garantiu à APF que o Governo francês mantém o compromisso de fechar 2017 com um défice de 2,7% do PIB.

 
A Reuters recorda que o presidente François Hollande chegou em Junho a prometer uma descida de impostos de 2 mil milhões de euros, tendo recuado na dimensão do pacote devido ao crescimento mais fraco da economia.  

Também a Alemanha está a preparar um corte impostos para o próximo orçamento, tendo Wolfgang Schäuble afirmado esta semana que o país tem margem para reduzir a carga fiscal em cerca de 15 mil milhões de euros a seguir às eleições do próximo ano. Em declarações ao Bild esta sexta-feira, o ministro alemão afirmou que quer avançar com esta redução de impostos "o mais rápido possível".

Ver comentários
Saber mais ministério das Finanças Michel Sapin França IRS impostos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio