Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

António Costa: UE deve unir-se numa solução, mesmo perante "desajeitado" governo grego

O secretário-geral do PS considerou hoje que, apesar de o Governo grego estar a ser "desajeitado" nas negociações com os parceiros europeus, é importante que a União Europeia se una e encontre uma solução para o caso grego.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 19 de Março de 2015 às 14:15
  • 41
  • ...

 

"Quanto mais desajeitado é o Governo grego mais construtivos e activos temos de ser para ajudar a Europa a ter um resultado positivo", defendeu António Costa aos jornalistas, à entrada para a reunião do Partido Socialista Europeu, que antecede o Conselho Europeu de hoje em Bruxelas.

 

O líder da oposição disse que o que se passa na Grécia tem de ser visto como "um problema do conjunto da União Europeia", pelo que todos os Estados-membros têm de estar envolvidos numa solução que reforce a coesão europeia.

 

"Se os gregos são desajeitados temos de os ajudar numa solução construtiva", reiterou, lembrando importância geoestratégica do país helénico face a ameaças externas, considerando-o "um pilar fundamental de todo o mediterrâneo e da Nato".

 

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas, num Conselho Europeu de dois dias em que a Grécia não está na agenda oficial mas em que dominará as atenções.

 

Já esta noite, à margem da cimeira, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, vai reunir-se ao mais alto nível com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente de França, François Hollande, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e ainda o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

 

A tensão em torno da situação grega e mesmo o risco de uma saída da Grécia da zona euro - 'Grexit' na contração em inglês -- voltou a aumentar nos últimos dias.

 

Por um lado, não estão a correr bem as negociações com os credores, com Atenas a garantir que estão a ser feitas exigências que não respeitam o acordo alcançado no Eurogrupo, enquanto os parceiros europeus estão cada vez mais impacientes. Por outro lado, são cada vez mais graves os problemas de liquidez do país quando tem de fazer face a vários pagamentos.

 

A cimeira de hoje arranca pelas 15:00 (hora de Lisboa), na sede do Conselho, em Bruxelas. O primeiro-ministro, Passos Coelho, estará presente.

 

Ver comentários
Saber mais António Costa Partido Socialista Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio