Notícia
Reino Unido ainda fica na UE? Tusk cita “Imagine” de John Lennon
Em declarações aos jornalistas sobre a possibilidade de o Reino Unido permanecer na UE, o presidente do Conselho Europeu afirmou: "You may say I'm a dreamer, but I'm not the only one".
As negociações para o divórcio já começaram, mas Donald Tusk não exclui totalmente a possibilidade de o Reino Unido acabar por permanecer na União Europeia. Isso mesmo demonstrou o presidente do Conselho Europeu, em Bruxelas, citando um trecho da música "Imagine", de John Lennon.
Recorrendo à canção, Tusk disse aos jornalistas que a própria União Europeia foi construída sobre sonhos que pareciam impossíveis de alcançar e que, ele, como outros, "é um sonhador".
"Alguns dos meus amigos britânicos perguntaram-me se o Brexit pode ser revertido e se eu consigo imaginar um resultado em que o Reino Unido permaneça na União Europeia. Eu respondi-lhes que, na verdade, a própria UE foi construída sobre sonhos que pareciam impossíveis de alcançar", contou aos repórteres, citado pela Bloomberg.
"Então, quem sabe… podem dizer que sou um sonhador, mas não sou o único" ("You may say I’m a dreamer, but I’m not the only one", no original – um verso da canção "Imagine", de John Lennon).
Ainda assim, o responsável garante que a saída do Reino Unido da União Europeia, decidida pelos britânicos no referendo de 23 de Junho de 2016, é um processo "muito difícil" para o qual a União Europeia está "bem preparada".
"Apesar das previsões sombrias, a Europa está a tornar-se novamente um ponto de referência estável e positivo para todo o mundo", acrescentou Tusk.
Defesa e segurança na agenda do Conselho Europeu
As declarações de Donald Tusk foram proferidas à margem do Conselho Europeu que decorre esta quinta e sexta-feira em Bruxelas. Aos jornalistas, o presidente explicou que a segurança vai estar no topo da agenda dos líderes europeus nestes dois dias.
"No ano passado, acordámos que a UE protegeria o nosso povo contra ameaças à segurança, especialmente terrorismo, migração ilegal e globalização descontrolada e devemos continuar a fazê-lo", afirmou. "Portanto, durante o Conselho Europeu, vou propor que avancemos na nossa resposta política nestas três áreas".
Além do tema da segurança, os líderes da UE adoptarão também os critérios para a eleição das cidades que acolherão as agências actualmente sedeadas em Londres.
Na carta-convite dirigida aos chefes de Estado e de Governo da UE, Donald Tusk, adiantou que, depois do jantar de trabalho de hoje à noite, vai convidar os 27 líderes (sem o Reino Unido) a permanecer mais um pouco, para um breve ponto da situação sobre as negociações com Londres para a concretização do 'Brexit' e para adoptar "o procedimento para a recolocação das agências com sede no Reino Unido".
Antes, os líderes da UE vão iniciar os trabalhos com uma primeira sessão dedicada a um dos temas em destaque na agenda, a segurança interna, focando-se sobretudo na luta contra o terrorismo, dois dias depois de Bruxelas ter sido palco de uma tentativa de atentado gorada pelas forças militares, que abateram o presumível terrorista.